sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sociedade, reciclagem e cinema

Um artista plástico conceituado com uma fixação - materiais recicláveis - e um propósito social em mente - modificar o mundo, mesmo que atingindo apenas poucas pessoas. Na outra ponta pessoas anônimas com uma imposição - viver da coleta de materiais recicláveis - e um objetivo em mente - sobreviver da melhor forma possível. Juntando as duas pontas tem-se o belo documentário Lixo extraordinário, filmado ao longo de três anos, tempo em que durou a ação de Vik Muniz no lixão de Gramacho, Duque de Caxias-RJ.
A verdade é que dificilmente este documentário poderia sair ruim. A proposta do artista brasileiro era ótima e contava com uma eficiente equipe de apoio, e as pessoas encontradas no lixão se mostraram personagens interessantíssimos: carismáticos, bem articulados, com histórias envolventes.

Este foi o filme que cerca de 130 alunos da 2a. e 3a. séries do Ensino Médio assistiram ontem em uma saída idealizada pela Profa. Vânia, de artes. Aparentemente os alunos gostaram do que viram e eu gostei do que ouvi deles. Alguns mais sensibilizados, outros mais impressionados... espero, apenas, que tenham se aberto a um mundo que definitivamente não é vivido por eles, mas ao qual não deixam de pertencer.

Uma breve reflexão
Fiquei um tempo pensando no porquê do documentário ser grande parte em inglês, mesmo quando o depoente era o artista brasileiro (radicado em Nova York), Vik Muniz. Vendo a versão em inglês do site promocional do documentário uma resposta começou a pintar. Quantas pessoas se atinge em inglês? Quantas pessoas dispostas a colaborar de algum modo se atinge em inglês?
Há um bocado de coerência nisso considerando o projeto idealizado pelo artista. Do contrário eu seria obrigado a pensar que o interesse brasileiro é menor que o internacional...

 Site em inglês do filme AQUI.


Atualização
Notícia na Folha de S. Paulo

Catador de lixo quer ir ao Oscar de limusine e terno

Sinceramente, achei a manchete bem maldosa. O que menos importa é o fato de ele ir à entrega do prêmio de limusine.

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Meu nome é Luciano e parabéns pelo blog, muito interessante. Estou seguindo-o, se quiser, siga o meu. Abraços. http://rondacosmica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Luciano,
    Obrigrado pelo elogio. Visitei seu blog e também passei a segui-lo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eis o meu depoimento longe das câmeras.

    Achei o documentário muito interessante por mostrar-nos o dia a dia nunca retratado dos catadores, sendo esse um dos objetivos do filme.
    Além do filme achei a ideia do Vik inovadora, digo, nunca - que eu me record- a arte foi tratada desta forma e com essa dedicação.
    Achei o filme educativo, chocante e emocionante.
    E achei essa manchete preconceituosa. Torcemos para que essa noite o premio seja entregue a esse documentário, pois mérito não falta....

    Ps. Como é bom escrever e não falar.

    ResponderExcluir
  4. Jéssica,

    Que pena que você não topou fazer esta declaração para a câmera. Você se expressou tão bem!
    Ah, pena que o Documentário não ganhou o Oscar, né?

    Abraço

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.