segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Visitas virtuais

De um tempo para cá se tornou comum grandes museus ou instituições culturais disponibilizarem os "tours vituais". Com ajuda de técnicas de fotografia panorâmica em 360o, alta definição e as ferramentas da internet é possível recriar ambientes reais no universo virtual e, assim, permitir a milhares de pessoas uma experiência em alguns casos impossível de outro modo.
Por estes dias eu recebi um e-mail de uma amigo com o link para o "tour" pela Capela Sistina, do Vaticano. Imagino que todos tenham ao menos ouvido falar da tal capela. Construída durante o pontificado do Papa Sisto IV no auge do Renascimento italiano,  a Capela se transformou num ícone daquele movimento artístico por ter sido pintada por um dream team de pintores renascentistas. Os afrescos que decoram o interior do edifício levam a assinatura de Raphael, Botticelli, Bernini, Michelangelo, entre outros.
Em resumo, vale uma olhada: clique AQUI

Dica: Se você resolver olhar com atenção cada detalhe da capela recomendo tirar o som. O canto angelical me pareceu especialmente infernal!!!

Por coincidência, poucos dias depois de ter recebido o link da Capela Sistina li uma notícia no jornal anunciando o lançamento de um novo serviço do Google. Um enorme "portal" reunindo as coleções de inúmeros museus espalhados pelo mundo de modo que qualquer um pode passear pelas galerias, ver quadros nos mínimos detalhes e até reunir suas próprias coleções.
Nelson Mattos, vice-presidente de engenharia do Google, disse que o site do Art Project permitiria que crianças da América Latina, Índia e África, que teriam pouca chance de ver os originais, tivessem experiência próxima à real, por meio da Internet.
Eu fiquei impressionado!
Para ver o Art Project, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.