sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A criatividade e seus limites

Eu costumo me divertir com a criatividade do ser humano. Não me considero uma pessoa criativa, ou talvez por me preocupar em ser de fato original acabo descartando ideias que parecem muito inspiradas em outras coisas. Mas nem todo mundo pensa assim.
Veja o caso da peça Lisístrata, do dramaturgo grego Aristófanes. O texto, de 441 a.C., é muito famoso por fazer uma crítica à Guerra do Peloponeso, entre Atenas e Esparta. Na visão do dramaturgo o conflito comandado pelos homens - políticos e guerreiros - enfraquecia Atenas e a deixava vulnerável a outros inimigos. Então, na peça, as mulheres comandadas por Lisístrata decidem iniciar uma greve de sexo para obrigar seus maridos a acabarem com a guerra. As mulheres são bem sucedidas em seu protesto e Atenas e Esparta decidem pela paz.
Agora a "releitura" contemporânea:
Senadora belga propõe greve de sexo até formação de governo
A senadora social-democrata flamenga Marleen Temmerman propôs que as mulheres dos negociadores da crise belga declarem uma "greve de sexo" com o objetivo de pressionar um acordo que permita solucionar o bloqueio político no país, que leva mais de meio ano sem Executivo.
Em declarações ao jornal "De Morgen", Temmerman, no Senado desde 2007 e ginecologista de profissão, afirma que "uma greve de sexo poderia funcionar no país, pois é melhor que o cinismo".
A Bélgica vive seu 239º dia sem governo, depois que as eleições do dia 13 de junho do ano passado não alcançaram um acordo entre os sete principais partidos para reformar o Estado e formar uma coalizão de governo.
Detalhe, a senadora declarou sua inspiração em Lisístrata. Cabe agora ver se vai dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.