quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Começos

No ano passado eu comentei com alunos da 2a. e 3a. séries sobre as minhas impressões quando entrei na faculdade e sobre as possibilidades de trote. Sem perceber e sem desejar, acabei assustando alguns. Independente de eu ter dito que ficar meio perdido no começo da faculdade é normal e que os trotes estão mudando para melhor a cada ano, teve gente que criou uma imagem pouco positiva deste começo.
Para quem sai do colégio, especialmente de uma escola privada, a impressão que se tem é que você está sozinho. De uma hora para outra foi obrigado a se virar por conta própria. Você acorda de um sonho bom - professores que sabem seu nome, coordenação pedagógica que atende aos pedidos de seus pais, inúmeras provas para você tirar nota - e cai numa realidade quase plenamente adulta. A vida universitária (a boa vida universitária em instituições públicas ou privadas sérias e tradicionais) opera uma seleção natural: quem sabe estudar sozinho, quem sabe o que quer, quem sabe planejar e seguir metas pessoais sobrevive.
Se você não aceitava sequer ser mudado de sala no colégio porque ficaria longe de seus amiguinhos, sinto muito, mas a verdade é que provavelmente irá chorar todos os dias nos primeiros meses. Sim, você vai precisar fazer novos amigos! Em todo caso, fica um segredo: isso não é difícil.
Quanto ao trote, fique atento sem perder a ternura. É um momento muito divertido, contanto que não parta para a violência ou humilhação pública. Na real, boas universidades estão deixando a violência para trás. Se seu trote for violento provavelmente você escolheu mal sua faculdade.
No mais, toda experiência maluca é válida. As festas estilo "Eduardo e Mônica" - festa estranha com gente esquisita - são tão significativas quanto bons professores. A única coisa que eu abriria mão seriam os professores picaretas, eles existem aos montes, mas são desnecessários.


Trote da USP de Ribeirão Preto (SP) teve "banho de lama"
"Não estou nem aí. A felicidade é maior do que a sujeira", afirmou Livia Maria Michelassi da Silva, 20, que aceitou a brincadeira e rolou na lama do campus. Caloura de biologia, ela conseguiu uma vaga após dois anos de cursinho.

5 comentários:

  1. olha quem apareceu aqui... haha
    nossa, quanto tempo heim Erik xP
    estava de bobeira e lembrei do seu site, resolvi dá uma olhadinha no site e olha o que encontro, esse post!
    me identifiquei com ele, tipo, esse papo de vida universitaria, fazer novas amizades e talz, nossa, você não sabe o quanto me senti mal na primeira semana da facu, fiquei toda quietinha e isola, um horror, mas até q agora já tenho uns amigos lá, mas vou te contar, como isso é dificil, é que nem você disse que é se virar por conta propria, porque realmente a realidade é outra.
    mas sabe, estou adorando a facu, essa outra realidade é tão bacana! só espero continuar adorando x)
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Dayana,

    Que legal receber sua visita!! Mas onde foi que você passou, qual o curso exatamente? A cabeça de seu ex-professor não é grande coisa!
    Obrigado pelo depoimento, seria ótimo que outros ex-alunos também comentassem.
    E sempre que estiver de bobeira passe por aqui... apesar de achar que o assunto não vai te interessar mais.rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. ah, então, estou fazendo Publicidade e Propaganda na FMU xP não é uma GRANDE facu mas é mto boa no curso, pelo menos é o que falam rsrs
    pode deixar, quando der eu passo aqui, pra comentar sobre a facu e tal x)
    aah, qualquer hora vou passar no Sanfra tbm, matar a saudade do colegio e dar um oi para os professores né =]
    abraçooos

    ResponderExcluir
  4. Dayana,

    Parabéns e espero que você continue curtindo seu curso e suas escolhas. E não esqueça que boa parte da faculdade quem faz é você.
    Vou aguardar sua visita ao Colégio!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. valeu pelo apoio, Erik x)
    espero mesmo continuar curtindo!
    pode aguardar xP haha
    abraçoos

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.