Comentários

Essa é, talvez, a saída mais tosca que alguém já encontrou para solucionar uma incapacidade técnica.
Eu não consegui até o momento encontrar uma saída para colocar um guestbook permanente no blog para atender a necessidade do pessoal de deixar comentários que não têm relação com algum post específico. Depois de muito fuçar no Blogger descobri a possibilidade de criar outras páginas dentro do mesmo blog.

Aqui você poderá deixar comentários, críticas, sugestões e/ou dúvidas.
Fique à vontade, o espaço é livre.


Tomara que funcione...

209 comentários:

  1. Isso é POG - programação orientada a gambiarras.

    ResponderExcluir
  2. Erik, pura curiosidade, pelo titulo eu diria que essa é uma seção sobre Astronomia?

    Algo do tipo, um berçario de Cometas?

    ResponderExcluir
  3. hahahahahahahahahaha Eu demorei MUITO tempo pra entender!
    Parece que o Erik também anda destraído!
    Erik, eu baixei aquele programa do Last Fm e estou tentando usar - demora um pouquinho para eu entender porque sou meio noob - e eu queria saber se posso te adicionar no site. Se estiver ok, me passe o nome do seu usuário para eu te procurar!

    ResponderExcluir
  4. Ando
    Meio desligado
    Eu nem sinto
    Meus pés no chão
    Olho
    E não vejo nada

    Pronto, Gabriel, por aqui não passarão mais cometas. Mas pelo jeito você também só percebeu depois...

    ResponderExcluir
  5. Erik, como sabe, tenho em minha cabeça que acabarei optando por prestar medicina este ano, porém tenho uma certa tendência a seguir pelo cinema. Creio que meu problema com esta área (cinema) não seja apenas o fato de não ter certeza que farei exatamente o que desejo na vida, mas sim, uma certa insegurança mais específica. Posso dizer, em resumo, que não sou aquele tipo de pessoa que após ver um filme corre atrás do nome de todo o "cast" do mesmo.
    Enfim, tenho medo de chegar na faculdade e me deparar com pessoas que já saibam tudo sobre a história do cinema e cinema atual, e eu acabe ficando como um "peixe fora d'água", entende?
    Como tenho observado nos comentários do Krisman, ele já requisitou sua opinião algumas vezes. Então, cá estou eu fazendo o mesmo. Esse certo atraso que tenho quanto ao assunto "cinema" é ou vai ser um problema se eu decidir cursar essa faculdade?
    Se puder responder à pergunta acima ficarei muito agradecida. ^^
    E a propósito, seu blog está cada vez melhor! Parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Savoia,

    Já conversamos, por alto, algumas vezes sobre isso. Eu só posso te dizer minha opinião, e é bom lembrar: que se conselho fosse bom a gente vendia, não dava; então imagina uma opinião.
    Mas eu quero seguir outro raciocínio. Por que você não tem medo de se sentir um peixe fora d'água no curso de medicina? Simplesmente porque o conhecimento prévio possível se resume às aulas de biologia, química e algumas outras curiosidades. Assim como engenharia se restingiria à física e matemática. Ou seja, a distância entre o geral e o específico é claramente enorme. No entanto, acabamos imaginando que em outras áreas esta distância seja menor. Então, quem faz história já saberia bastante de história, letras, filosofia, educação física, cinema, teatro, música... Digo por mim, eu nunca havia lido um livro de história de verdade. Eu gostava de história e, mais importante, tinha os pré-requisitos fundamentais: eu queria aprender muito mais e queria trabalhar com este conhecimento.
    Você vai encontrar gente que sabe muito mais de história do cinema que você? Certamente. Mas aposto que conhecerá gente que não sabe montar um filme com tanta facilidade quanto você. E todos estarão lá para aprender muitas outras coisas.
    Sobre sua dúvida entre medicina e cinema acho (puro achismo!) que você precisa refletir melhor. Pelo que me lembro você um pai médico e apaixonado por cinema, não é? Eu vejo aí um grande dilema e não irei além disso.
    Para terminar queria lhe contar sobre uma amiga minha, uma amiga de infância. Ela sempre foi uma excelente aluna, muito estudiosa. No Brasil acabamos criando a fantasia de que os bons alunos "devem" estudar algo da trinca tradicional (direito-engenharia-medicina). Ela escolheu medicina. Prestou e não passou. Foi fazer cursinho e acabou ganhando tempo para refletir. Então prestou novamente vestibular, mas então para filosofia. Foi um grande espanto para todos: hoje ela é doutora especialista em Sartre, faz pós-doutorado e é professora na Universidade Federal do Espírito Santo. Talvez ela nunca venha a ter o prestígio social ou o rendimento mensal de um bom médico. Contudo, a carreira dela está só começando e encontra-se plenamente realizada.
    Espero ter ajudado ou, ao menos, criado um incômodo. Quem está acomodado não pensa, não é?

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Haha! Apesar dessa visão que a maioria das pessoas têm sobre conselhos (e imagina então de opiniões!), creio que por você já ter uma ligeira noção do que se passa pelos meus pensamentos, por ser mais velho, professor, muito culto e visivelmente inteligente, achei que seria legal escutar a sua. Além disso, estive fuçando no seu blog, pois fazia algum tempo que não o fazia, e achei um post sobre o pessoal do último ano de psicologia da UNESP que está dando orientação vocacional via internet. Vou até adicioná-los pra ver se avanço em minhas decisões (hehe).
    Primeiro de tudo, gostaria de agradecer pela atenção de ter respondido. E sobre esse curioso "dilema" que você disse achar existir pelo fato do meu pai ser médico, creio que de fato ele não apóie muito a ideia de eu fazer cinema, porém ele sempre ressaltou que a decisão é inteiramente minha. (Acho que todo pai faz isso nçao é? "Filha, faça o que quiser desde que seja engenharia, medicina ou direito.")
    Pois bem, deixando a opinião do meu pai de lado e não querendo prolongar o assunto, pelas experiências que tive nas aulas práticas de bio, notei que tenho certa facilidade na área de biológicas e que realmente gosto dela. O grande problema da coisa torna-se então pesar os prós e os contras de cinema e medicina, pois gosto e creio que tenho facilidade, pelo menos em alguma coisinha, para os dois.
    Depois, se tiver tempo livre, gostaria de conversar mais sobre o assunto com você, Erik. E sobre a análise do "peixe fora d'água", gostei dela. Ajudou a ver um pouco mais claramente a coisa toda.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ah! E sim, você gerou um incômodo...
    You got it ;)

    ResponderExcluir
  9. Savoia,
    Que bom que gerei algum incômodo. Ganhei meu dia!rs
    Só para fechar a questão (por aqui e momentaneamente!), minha mãe tentou me convencer a fazer direito, pois tinha medo do futuro para o historiador. Enquanto que meu pai me apoiou de cara, apesar de ter sonhado com um filho engenheiro ou administrador para seguir com a empresa dele. E eu sempre adorei biologia, aliás, continuo gostando muito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Erik, o blog vai parar em Julho?

    Ps : Sendo chato, a barra de endereços ainda apresenta um estranho fetiche por Cometas...

    ResponderExcluir
  11. Erik, amanhã eu vou tentar chegar na escola a tempo de falar com vc. Caso eu não esteja lá, não espere por mim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Gabriel,

    Pretendo dar férias ao blog, tanto porque vocês também vão "parar" quanto por eu também merecer férias.rs


    Savoia,
    Tudo bem, mas não se preocupe. Se quiser marcamos outro dia.


    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Gabriel,
    Só para reforçar, eu alterei o "cometários". Não sei porque continua aparecendo errado para você...

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Hörneeer, cheguei. Eu ainda vou insistir em falar contigo sobre qual formação eu possa ter, eu ando tão na duvida. Eu sei que você acha cursinho uma perda de tempo, mas eu gostaria muito de fazer, para poder balançar as coisas. Eu quero arranjar um trabalho simples, buffet em finais de semana, ajudar em locadora nas férias, em livrarias, bibliotecas, sei lá, fazer algo assim, sabes onde tem isso? Queria já ver algo pra trabalhar durante as férias. Eu quero juntar dinheiro para pagar um curso que eu quero fazer, e minha mãe reprova, então se eu criar essa independência e conseguir pagar eu curso, ela não vai poder reprová-lo, e é um curso ótimo, chama-se Start e é na Saga. Eu amo design, amo ficar noites sem dormir pra fazer um vídeo, algumas fotos, eu gosto mesmo e a Saga é perfeita pra isso, quem faz a Saga sai dali trabalhando e pode trabalhar sozinho fazendo alguns pacotes por conta própria. Mas preciso ajuda, acho que sempre deixei claro, eu quero muito a minha independência, não quero ficar na asa da minha mãe e começar fazendo assim, achei que não seria uma ideia ruim.

    ResponderExcluir
  15. ... Fora isso, ainda continuo naquela duvida, anda quero mesclar. Porque sou tão em duvida de publicidade (por causa das edições que vou ter chance de fazer), jornalismo (eu amo escrever, mesmo que seja pra mim) e história. Cinema era meu sonho, mas não confio e fazer cinema no Brasil MESMO. O que achas? O que devo fazer? Queria ser uma boa profissional, sabe? Ter vários cursos no meu curriculum, então eu queria fazer a Saga, queria fazer fotografia, história da arte.. Mas não posso me encher de cursos sem que eu possa pagar, o colégio e caro e minha diz que não daria conta. Preciso de digar, Hörner. Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Preciso de dicas*. Analfabetismo acontece. HUAHUAHUAHUA.

    ResponderExcluir
  17. Camila,
    Eu entendo parte dos seus medos, mas me parece que há medos de naturezas diferentes. Há o medo causado pela dúvida - "será que estou fazendo a opção certa?" - e há o medo do insucesso - "conseguirei realizar meus sonhos com essa opção?".
    Mas o problema de base é o mesmo. É comum idealizarmos um pouco as coisas. Tanto as dificuldades quanto as soluções aparecem em cores bem vivas. Porém é necessária uma reflexão mais cuidadosa, pois estamos falando em uma vida que você gostaria de construir.
    Pense, então, que nada é eterno e imutável. Suas escolhas devem ser bem feitas, mas não precisam ser tomadas como urgentes e definitivas. Se você possui mais dúvidas que certezas penso que seria bem interessante você matutar mais um tempo. Em todo caso, você ainda tem no mínimo um ano, portanto se acalme.
    Sair de casa é ótimo, mas voltar para a casa dos pais porque não conseguiu pagar as contas é péssimo. Não sei quais são as tensões que você vive em casa, mas só em alguns casos eu entendo que a saída deva ser feita de qualquer modo. Um passo de cada vez te leva mais longe que um passo maior que a perna.
    Trabalhos são sempre bem vindos e se eles são importantes para que seus projetos (veja, não são sonhos!) sejam viabilizados, continue trabalhando sempre. Mas emprego na medida que queremos é bem raro. Bicos você vai conseguir com a ajuda de sua "network": alguém que te indique. Depois que você começar um curso superior os estágios ficam mais fáceis e aí o CIEE é um bom caminho.
    Quanto aos cursos caros, vá fazendo os gratuitos. Ninguém faz currículo da noite para o dia, só cuidado para não perder o foco. Depois fica difícil explicar porque você tem um curso de "iluminação para fotografia" e outro de "bichinhos de bexiga para festas infantis".
    Tem bastante curso e oficina na faixa pelo site Catraca Livre. Dê uma olhada.
    Já quanto à escolha do curso de graduação, se ele deve ser aqui ou fora do país, bom, são outros 500. Sinceramente, não sei o que há de tão melhor fora que você não possa ao menos começar aqui. Muitas vezes você encontrará mais chances se começar algo no Brasil. Há convênios e intercâmbios que só conhecemos de dentro das universidade. Ou seja, o importante é fazer uma boa e respeitada faculdade para poder aproveitar todas as possibilidades. E o curso? Aí a escolha é só sua.
    Vamos conversando...
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Erik, tenho uma ótima notícia (que provavelmente você já sabe)

    Eu estava sujando minhas mãosqdo vi que o Philip Glass fará o som de uma instalação na Pinacoteca...

    Vou copiar aqui:

    4 de agosto de 2010.
    Folha de São Paulo

    Concerto do compositor minimalista integra obra de Carlito Carvalhosa na Pinacoteca

    Uma espiral formada por uma alta e volumosa construção de tecido branco parece dançar durante o concerto para piano de Philip Glass, 73, na Pinacoteca do Estado, na última segunda-feira. O músico norte-americano executa os sons que embalam o movimento e dão sentido à instalação "A Soma dos Dias", do artista plástico Carlito Carvalhosa.

    "Philip Glass fez um programa de composições suas para o trabalho. "A Soma dos Dias" não ilustra a música dele, nem ele fez uma trilha para o trabalho, são coisas que coexistem", diz Carvalhosa. A instalação, que envolve todo o espaço central da Pinacoteca, oferece um passeio acústico e visual pelo ambiente do museu.

    O piano de Glass dá o ritmo do descortinamento de uma "cegueira branca" que, discretamente, cede lugar ao gesto de descoberta da potência sensível do visitante. "A Soma dos Dias" faz parte do projeto Octógono Arte Contemporânea e terá o acompanhamento, em horários preestabelecidos, da música de Glass executada por alunos da Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo (www.emesp.org.br), acrescida pelo registro dos sons no ambiente reproduzidos em alto-falantes.
    "A cada dia, um novo registro sobrepõe-se ao do dia anterior, incorporando-o. O acúmulo desses registros, a soma dos dias, constitui a memória da experiência e da passagem do trabalho pela instituição", ressalta o curador-chefe Ivo Mesquita.


    Quando: terça a domingo, das 10h às 17:30, até dia 7/11
    Pinacoteca
    Qto: Meia: 3,00; Grátis (e lotado) aos sábados

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Helen,

    Eu não tinha lido esta notícia. Que fantástico! Eu gosto muito de Glass, mas a proposta toda parece muito interessante. Vou dar um jeito de ir à Pinacoteca.
    Valeu pela dica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Hörner, que tal postar um tutorial para mexer no site da escola? Eu ainda não achei a nova área de downloads e você disse que a apostila pra prova do David amanhã está lá. D:

    ResponderExcluir
  22. Erik,

    Dica, comente ai no blog sobre a abertura das inscrições da Unicamp! vai ajudar o pessoal interessado!

    abraço
    Krisman

    ps: Are you h...? ahh ok.. parei :)

    ResponderExcluir
  23. Nossa Hörner, me bata! Eu disse que tinha esquecido o texto original, né? Cheguei em casa e comecei a procurar uma folha de um trabalho no fichário, não achei a folha que eu procurava, mas descobri que o texto original do resumo estava no fichário o tempo todo!

    ResponderExcluir
  24. OIII!!!Erick, bom eu não achei os slides nesse novo site, se vc quiser me manda pro meu e-mail eu mando pra quem tive no MSN. Gostaria da sua oponião sobre a minha pessoa fazer medicina. Valeu
    Ps: muito legal o seu blog

    ResponderExcluir
  25. Mr Erik, outra dica.
    As inscriçoes para a fudest estao abertas a partir de hoje.

    ResponderExcluir
  26. Hörner, escrevi um texto esses dias, e estou realmente tentando treinar para poder escrever uma história. Se importa de ler e me dar umas dicas? Eu mostrei para algumas pessoas, e elas gostaram, mas aposto que fui puxa-saquismo. Enfim..

    http://damned-mind.blogspot.com/2010/08/incompleto.html

    ResponderExcluir
  27. Erik!

    Dica cultural, divulgue aí, parece ser legal a exposição, pretendo ir!

    ResponderExcluir
  28. Mas, Wallace, qual é a dica?rs

    ResponderExcluir
  29. Érik,
    Fiquei sabendo, pelos meus querido colegas, da minha suposta "PÉROLA" na prova de recuperação, na qual eu citei um tal de "FASCISMO POLONÊS".hauhauhuah. Escrito assim, ao ar, eu achei meio tosca mesmo essa idéia, porém, ela (idéia) não veio completamente da minha cabeça. No livro de história tem uma parte, se não me engano, na do Estado Novo, onde diz em que o governo do Estado Novo de Vargas foi baseado. Nesta explicação está incluso as constituições do fascismo da Itália e da Polônia. Não sei se existiu algum tipo de fascismo lá, mas provavelmente eu devo ter interpretado mal ao dizer somente FASCISMO POLONÊS e ter esquecido de argumentar que eram somente em algumas CONSTITUIÇÕES.hauhuahuaha
    Esse acontecimento foi meio cômico, a primeiro momento até eu achei que tinha escrito errado, porém imagino que não está tão errado assim quanto todos, inclusive eu, pensamos. hauhauhauha

    Valeu professor. Só foi uma observação, já que quando fazemos umas besteiras dessa temos que nos explicar. hauhauhua
    Fora isso, espero ter ido bem.

    ResponderExcluir
  30. Sola,

    Vou escrever aqui, mas quero pessoalmente me desculpar contigo. Independente da pérola, acabei verbalizando um pensamento e o que fiz não foi correto, ainda mais na sua ausência.
    Você tem toda razão. Sua confusão foi entre a inspiração fascista do Estado Novo e a Constituição de 1937 apelidada de Polaca por se inspirar na Constituição autoritária da Polônia.
    Fora isso, penso que você foi bem.
    Na sexta-feira nos falamos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  31. hauhuahauuha... Que isso professor, você num tem nada que se desculpar, e sim eu, por ter feito essa confusão entre as épocas. Pra falar a verdade, eu nunca guardo bem momentos e datas. hauhua

    Obrigado professor. Tomara que fui bem sim.
    Até sexta.

    ResponderExcluir
  32. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI172147-15220,00.html

    Aí meu caro!

    HAHA. Esqueci do control V.

    ResponderExcluir
  33. Professor, estarei ausente das aulas essa semana, pois estou estudando pra prova da vunesp... voce poderia me passar seu email, queria te mandar um roteiro que achei e ver o que acha do programa de matéria deles...
    abração

    ResponderExcluir
  34. mandei, espero que voce o receba.....rs
    to estudando desde de manhã até agora, to até com dor de cabeça jah kkk³
    espero que dê certo =]
    abração e obrigado da força

    ResponderExcluir
  35. Flavio,

    Já te respondi e espero ter ajudado.


    Abraço

    ResponderExcluir
  36. ERIKKK, CHEGOU AQUI EM CASA O LIVRO DO SEU XARÁ!

    \o/

    ResponderExcluir
  37. Interessante,

    Os Presidentes do Brasil:

    http://www.youtube.com/watch?v=ohEq2W_6Gjg

    ResponderExcluir
  38. Hörner, eu faltei hoje, mas eu fiz a sua atividade de Imperialismo. Eu te mandei um e-mail no site da escola, mandando lá, mas como eu não sei se eu inventei o e-mail e se ele existe... Hospedei no megaupload. >.<

    http://www.megaupload.com/?d=R4TQCLZN

    ResponderExcluir
  39. Obs: O arquivo é em ZIP porque eu salvei o texto em dois formatos... Eu acho. q

    ResponderExcluir
  40. Heeeeeey, qual é o e-mail da Sacay? Eu mandei o e-mail agora e foi para uma... Márcia Regina dos Santos. Isso... Isso não me parece "Sacay". Ok, a intenção é o que vale. Fail de novo, Conrucci!

    ResponderExcluir
  41. Calma, Camila. Você nunca usou o e-mail da Sacay nas aulas de biologia? Conforme foi dito em aula e consta no cartaz na escola o e-mail é marciasacay@ig.com.br

    ResponderExcluir
  42. Boa noite Hörner,
    Deixo em aberto os comentários e interpretações subseqüentes à leitura, mas adianto o tema da notícia a baixo: proibição de distribuição de livro em escola pública. li a notícia e não pude deixar de disponibilizar o link.
    Creio que você conheça o livro: "Os cem melhores contos brasileiro do século", Seleção de Ítalo Moriconi. O problema está, aparentemente, em um interessante conto de Ignácio de Loyola Brandão.

    http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/11/19/justica-de-sao-paulo-proibe-livro-distribuido-alunos-do-estado-por-considerar-conteudo-erotico-923058035.asp

    Abraço

    ResponderExcluir
  43. Gabriel,

    Eu tenho esta excelente coletânea do Moriconi e considero o conto do Inácio de Loyola Brandão genial. A existência dos palavrões no conto tem toda uma razão de ser e total coerência com a narrativa. Mas confesso que nunca pensei em caracterizar o conteúdo como erótico. Talvez porque eu encare como erótico justamente o que tem como objetivo o estímulo sexual, o que não é o caso deste conto. Ironicamente, a proposta é justamente questionar o moralismo ou o susposto conservadorismo de uma dona de casa!
    Poderíamos argumentar que os adolescentes hoje em dia têm acesso a coisas muito mais "pesadas" o que, contudo, poderia justificar coisas demais. E por isso entendo a preocupação de algumas pessoas. O meu receio é começarmos a pensar em pintar roupinhas para esconder a nudez de anjos barrocos, proibir letreiros em sex shop, etc, ao mesmo tempo que a cultura brasileira valoriza a nudez e a sensualidade.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Oi, Erik, td bem?
    Apareci aqui, durante as férias, só pra dizer:

    Agora entendo pq vc sempre menciona Era dos Extremos!

    Eu "engoli" o livro... E ainda tenho a sensação de que, se reler, encontrarei mais motivos para gostar dele.

    Enfim, obrigada pela dica! Além de ser uma leitura boa, será mto útil na FUVEST.

    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Helen,
    Pode reler que vai sim encontrar mais coisas.rs
    Fico contente em saber que o trabalho do Hobsbawm te agradou. Recomendo do mesmo modo as outras "eras" (Era das Revoluções, do Capital e dos Impérios) e o Tempos Interessantes que é bem mais autobiográfico.

    Abraço

    ResponderExcluir
  47. Segue no link os pontos de venda e os setores do evento...
    http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/showtickets.aspx?sh=OZZYOSBO11&v=SCA&p=ESAA2011698

    ResponderExcluir
  48. Nao a de que, e sempre um prazer ajudar

    PS: Tudo sem assento porque eu estou apanhando do teclado do Notebook

    ResponderExcluir
  49. Erik, preciso da sua ajuda...
    Como te disse, eu quero prestar Ciências da Computação, mas nao estou certo se este e o curso ideal para mim, entao eu estava me perguntando:"sera que vai ter uma feira vocacional no sanfra?". E resolvi entrar aqui para te fazer esta pergunta...
    Vai ter alguma feira vocacional este ano???

    ResponderExcluir
  50. Santucci,
    Eu sou um grande entusiasta de feiras vocacionais, tanto que no ano passado perguntei para a Siomara a respeito. Ela me disse que a feira era organizada a cada dois anos por questões logísticas, o colégio não dava conta de organizar algo bacana anualmente.
    Então, pela lógica, este ano deve ter. Mas posso perguntar para o pessoal. Até mesmo para saber quando é que vai acontecer. Seria importante que acontecesse no máximo até agosto ou setembro, afinal as inscrições se encerram nesta época.

    Abraço

    ResponderExcluir
  51. Erik, não sei pq nesse domingo eu estudei a primeira guerra mundial loucamente e eu to com uma duvida q preciso tirar HJ. O motivo q deu início a guerra foi a morte do príncipe Francisco Ferdinando? Abraço Caio

    ResponderExcluir
  52. Estava vendo alguns blogs de humor, qundo vi este post:
    http://www.naosalvo.com.br/vc/republica-federativa-da-vergonha-do-brasil/

    (link direto da foto)
    http://www.naosalvo.com.br/vc/wp-content/uploads/2011/02/vergonhadobrasil.jpg

    achei legal, porque realmente são os principais problemas de cada Estado.

    abraços

    ResponderExcluir
  53. Caio,
    Você já deve ter ouvido a palavra estopim, não é? Bom, estopim é o pavio de um explosivo. Ou seja, o estopim provoca a explosão, mas não é a causa de fato da explosão.
    O assassinato do Arquiduque e Príncipe Francisco Ferdinando detonou a guerra por ter obrigado a Áustria-Hungria a entrar em confronto com a Sérvia, desencadeando um efeito dominó entre aliados e inimigos...

    ResponderExcluir
  54. Luan,

    Interessante o mapa que o blogueiro do Não Salvo fez. Não sei se são os principais problemas de cada estado, mas dá o que pensar.
    Só fiquei com a sensação que o problema de poluição de São Paulo é da capital e não do estado todo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  55. É um mapa legal, mais generalizado.Se fosse por o que cada cidade tem de pior o mapa ficaria muito poluido.Mais está ai uma sugestao para ele fazer

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Já que o assunto mais falado atualmente é o Egito, aí vai uma charge?

    http://i246.photobucket.com/albums/gg88/elatadexico/2011/022011/fotosdasemana20.gif

    ResponderExcluir
  58. Luan,
    Muito boa a charge. Onde você viu, algum blog?

    Abraço,

    ResponderExcluir
  59. Estou com uma leve impressão q é a versão do mundo na visão do EUA


    http://27.media.tumblr.com/tumblr_lc7og75FFp1qzfya1o1_500.jpg

    ResponderExcluir
  60. Esse é só para rir http://28.media.tumblr.com/tumblr_l8t0ywR8Ca1qd2sweo1_500.jpg

    ResponderExcluir
  61. Essa charge eu vi em um blog chamado Baratonta, estava na seção de imagens aleatórias e super engraçadas.

    abraço

    ResponderExcluir
  62. Caio,
    Ainda bem que é apenas uma leve impressão...

    Abraço

    ResponderExcluir
  63. Fechado para balanço II
    Do mesmo modo que aconteceu no bimestre passado, hoje o blog entra em ritmo tartaruga. Muitas provas para corrigir e notas para fechar.
    Não poderia ser melhor: Provas + Feriadão + Meu aniversário
    Espero poder entregar tudo corrigido para vocês na segunda-feira.
    Bom feriado!
    Postado por Erik H. às 13:12
    Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz
    Marcadores: Prova Bimestral, Variedades

    preciso usar esta imagem no site de professores. Posso? Maria consuelo obrigado

    ResponderExcluir
  64. Maria Consuelo,
    Eu não entendi muito bem seu pedido. Se você se refereà imagem que ilustra este post, fique à vontade. Afinal, a imagem não é minha, trata-se de uma imagem genérica que encontrei na internet e nunca consegui identificar o autor.
    Mas de que site de professores você está falando?

    Abraço

    ResponderExcluir
  65. Erick,
    Eu não sei se vc gosta ou já viu mas um dos melhores trabalhos de stop motion q eu já vi

    http://www.youtube.com/watch?v=tiuoQaMhCAE&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  66. Caio,
    Eu gosto muito de stop motion, ainda mais porque para mim é coisa de criança. Cresci assistindo stop motion de massinha de modelar. Os tchecos eram experts nisso. Agora, em tempos de desenho digital o stop motion virou um resgate do clássico e exibição de habilidade, afinal não é nada fácil fazer uma boa e longa animação dessa técnica. Você já viu o trabalho de um cara com bonecos de super-herois?

    Abraço

    ResponderExcluir
  67. Nunca vi com bonecos de super-herois depois me passa o nome pq passo horas assistindo stop motion!!! Abraço

    ResponderExcluir
  68. Caio,

    Dê uma olhada no trabalho do canadense Patrick Boivin - http://www.youtube.com/watch?v=Ywu1DeqXTg4&feature=channel

    Abraço

    ResponderExcluir
  69. Hello, meu caro Rafael Bastos Quico Hörner! :D
    estou passando apenas para não deixá-lo em paz, mesmo quando não estou mais na escola!
    mas pode deixar, que ensinarei à minha irmã a arte de apertar bochechas gordas de professores magros :)
    HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    um dia passo no Sanfra pra lembrar os velhos tempos de sua aluna preferida! (certeza que você vai rir da minha cara por essa, mas faz parte hahah)
    e olha a sorte que eu dei... minha grade na faculdade não tem história! HAHAHAHAHA não terei mais que escrever as abobrinhas improvisadas nas provas :D
    se bem que meu trabalho sobre o nazismo foi bom vai.. ganhei até um 10! RÁ!
    enfim.. foi só pra aproveitar meus ultimos dias livres e que estarei com computador, ja que a facul é integral.. ou seja, to na merda!

    beijos, prô!

    Marjorie.

    ResponderExcluir
  70. ps. a primeira vez que eu entrei no seu blog foi depois de sair do colegio! que desgraça de aluna, meu deus! ahahahahahaha
    beeeijos

    ResponderExcluir
  71. Marjorie,

    Fico contente em saber que passou por aqui, mesmo depois de ter deixado de ser minha aluna. Parabéns pelo sucesso no vestibular!
    E, apesar do que você acha sobre si, não acho que você enrolava tanto nas provas de história.rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  72. HAHAHAHAHA vaaaaleu, Rafinhaa! :D
    aah, eu enrolava, só que dava certo! HAHAHAHAHAHA

    beijão!

    ResponderExcluir
  73. Oi Horner Tudo bem? Sim eu atrapalhar o seu feriado. Bom espero q a Julia tenha entregado a minha mensagem de que o meu avião foi cancelado por isso não consegui entregar atv. Vc ainda vai aceitar a minha 6 feira ou vc quer q eu mande por email/? abraço Caio

    ResponderExcluir
  74. Então como eu vou sair vou mandar a minha tv por email, como estou com alguns problemas vou mandar para o sem email do colégio Abraço Caio

    ResponderExcluir
  75. Caio,
    Confesso que tive alguma dificuldade em entender suas duas mensagens acima. Então vou respoder apenas o que entendi.
    1. Vou aceitar sua atividade na sexta, mas com os descontos por atraso.
    2. Se você mandou alguma coisa por e-mail eu não recebi. Em todo caso prefiro que você leve a atividade para mim na sexta, como disse acima.

    Abraço

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Erik, me ajuda a divulgar o meu blog?

    Http://tanahoradeestudar.blogspot.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Sou profª de sociologia e amei o seu blog,estava atrás de uma gravura para um TD e quando vi me apaixonei um dia vou criar um assim. Parabéns e continue,porque agora sou frequentadora assídua.

    ResponderExcluir
  80. Iara,

    Fico muito contente em saber que gostou do blog. Sinta-se à vontade para ler, comentar, sugerir, criticar... O espaço foi pensado primeiramente para os meus alunos, mas isto não o limita de forma alguma.
    Volte sempre!

    Abraço

    ResponderExcluir
  81. Santucci,

    Eu divulgarei, sem problema. Você sabe que gosto desse tipo de iniciativa.
    Só acho que você poderia repensar o leiaute (layout), sei lá, meio pobre, né?rsrsrs


    Abraço

    ResponderExcluir
  82. oks... eu preciso mesmo de um novo layout, eu vou mudar assim que achar algo mais criativo...

    ResponderExcluir
  83. Hörner, a 2 da lista está certa? Tratado de Versalhes encerrando a Segunda Guerra? Como assim? Choquei.

    ResponderExcluir
  84. Oi Horner, aki vai um link da história do mundo e do futuro do mundo!!!! http://procurandovagas.org/wp-content/uploads/2010/08/mundo_thumb.gif

    ResponderExcluir
  85. Caio,

    Agradeço a indicação, mas não sei porque não consegui abrir o link... Você tem em outro formato?

    Abraço

    ResponderExcluir
  86. Oi Horner, então eu não consegui achar em outra versão aquele ink da historia do mundo, mas eu achei uma versão q contas a história da segunda guerra mundial inteira http://i.imgur.com/kfh87.jpg

    ResponderExcluir
  87. Essa sequência de imagens é bem divertida, Caio. Ainda mais porque dá uma atualizada na II Guerra a partir da linguagem virtual. Valeu.

    Abraço

    ResponderExcluir
  88. Oi Horner ja assistiu as batalhas épicas de rap da história? é muito bom segue três links muito engraçados http://www.youtube.com/watch?v=UcTLJ692F70&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=9zfNu3Hq28Q&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=BlR0xI28EGs&feature=related

    ResponderExcluir
  89. Caio,

    Qual o limite da criatividade humana?rs Vale a diversão! Mas me diga, não tive tempo de olhar mais a fundo, quem faz esses vídeos, algum programa de TV?

    Abraço

    ResponderExcluir
  90. Me deu uma saudade desse blog .. que eu, já não conseguindo dormir, demoraria muito mais se não viesse aqui ! Aproveitei também para assistir o trailer do filme "The Wave" e matar mais um pouco da saudade !
    Abraços, Erik ! =)

    ResponderExcluir
  91. Victor, que bom que você passou por aqui, fico contente.
    Dia desses te vi na rua, mas fiquei constrangido em gritar teu nome pela janela do ônibus...rs
    Volte sempre!

    Abraço

    ResponderExcluir
  92. Mudando um pouco de assunto para música gostaria de saber a sua opinião do novo clipe polêmico da Lady Gaga(todos outros são) chamado JUDAS. o link http://www.youtube.com/watch?v=wagn8Wrmzuc

    ResponderExcluir
  93. Ok, Caio, você venceu, esta é a questão mais inusitada que já recebi como professor de história! Mas não vou correr.
    Assisti o clip e li os cometários no youtube e vi que realmente há um polêmica. Porém gostaria de tentar entender melhor os motivos do "debate".
    O clip é polêmico porque:
    1. Gaga "brinca" com temática religiosa e faz referências explícitas ao cristianismo?
    2. Gaga está se aproximando tanto da Madonna que agora quer um Jesus só pra ela?
    3. Gaga faz tanta música que começou a misturar suas composições antigas para fazer uma nova?

    Brincadeira a parte, entendo a celeuma causada pelo clip. Colocar Cristo e os 12 apóstolos como motoqueiros e no meio de um triângulo amoroso é polêmico, sem dúvida, mas principalmente entre os cristãos mais radicais que veem polêmica em qualquer coisa. Afinal, já viam polêmica na Madonna quando ela aprontava dessas. Em breve teremos 50 anos desse tipo de "liberdade poética" e as reações continuarão as mesmas!
    Eu, sinceramente, achei uma provocação boba. É uma polêmica óbvia, quase programada. Chamar de blasfêmia é quase tão bobo quanto o clip, afinal é isso que ela esperava. E não pense que é uma crítica severa à Lady Gaga. O mundo do pop pede isso, este é o custo para se manter em evidência: produzir muito, independente da qualidade do produto. Penso que a Lady Gaga pode fazer melhor e a patrulha dos moralistas pode procurar outra coisa para criticar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  94. Oi Horner! Então concordo que existe uma vontade de Lady Gaga criticar a igreja nesse clipe, entretanto ela não tem direito de expressar a fé do jeito dela? e como ela acredita que tenha sido Jesus, Judas e Maria Madalena já que todos eram humanos e isso quer dizer que poderiam cometer erros e se apaixonar? Concluindo eu acho que esse clip não seria só uma provocação, mas uma expressão de ideias e hipóteses sobre a vida de Jesus
    Abraço Caio(super te incomodando no fim de semana, sorry)

    ResponderExcluir
  95. Caio,
    A minha dúvida é justamente se se trata de expressão da fé pessoal da Lady Gaga. Eu apostaria mais na necessidade de se manter evidência num universo que pede novidades frescas todo dia. Um dia é um vestido de bifes no outro um Jesus motoqueiro...
    Outra questão muito importante é definir qual seria o limite da liberdade de expressão. Fazer charges com referências a Alá é liberdade de expressão? Pastor chutando imagem de Nossa Senhora na TV é liberdade de expressão? Há aí, creio eu, uma questão de responsabilidade: o que uma figura pública diz alcança muitas pessoas e reverbera de modo muito diferente de uma simples opinião de bar.
    Se a ideia fosse levantar uma hipótese séria talvez seja mais produtivo escrever um livro, como fez Saramago em seu "O evangelho segundo Jesus Cristo".

    Abraço

    P.S. Relaxa, só respondo no final de semana se tenho tempo e disposição. Você não incomodou.

    ResponderExcluir
  96. Oi Horner! Escrever um livro é um tipo de arte como a música também é, a liberdade de expressão usada por Gaga no clip não é sexual, nem violenta e nem engraçada. Diferente dos exemplos q vc usou q utilizam esses meios para passar uma ideia. E outro ponto importante é que as igrejas pelo mundo também usam da liberdade de expressão para passar uma mensagem de Deus , quer dizer q els podem e os artistas não?
    Abraço Caio

    ResponderExcluir
  97. Caio,

    Eu não pretendia criticar a música como arte ou estabelecer um ranking entre as manifestações artísticas mais capazes de elaborar críticas. Só questionei a possibilidade de se expressar a fé ou uma crítica a uma religião em cerca de 5 min.
    Creio que todos podem criticar, apenas destaquei a questão da responsabilidade. O cartunista dinamarquês que usou a caricatura de Maomé para criticar o extremismo islâmico alegava estar exercendo a liberdade de crítica. Porém tenho minhas dúvidas de que as críticas precisassem ser feitas daquela forma.
    Quanto à linguagem de Gaga no clip, discordo de você. Há sim um tom sexual, afinal se trata de um triângulo amoroso. Ou seja, se Gaga interpreta uma espécie de Maria Madalena, uma leitura mais moralista poderia dizer que se trata de adultério.
    Repito que o clip não me incomoda em nada, mas tenho dificuldade de entendê-lo como expressão de fé. Só consigo ver a polêmica pela polêmica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  98. Oi Horner! Acho que não me expressei bem quando eu disse que não havia tom sexual eu quis dizer q não a cenas pesadas como em Alejandro outro clip que mostra Gaga como freira tendo relações sexuais com militares (extremamente mais pesado) e quando falo de fé eu quero dizer sobre Gaga mostrar no clip que todos eram humanos (Jesus, Maria Madalena e Judas), que cometeram erros e deveriam ser perdoados.
    Abraço Caio

    ResponderExcluir
  99. Caio,

    Mas me permita uma questão teológica. Maria Madalena e Judas eram humanos, Cristo, como pilar da religão cristã católica e também das reformadas, não é plenamente humano. O cristianismo em geral defende que Jesus é o Filho de Deus em forma de homem. No caso do catolicismo, Jesus é parte da Santíssima Trindade, logo, Deus Pais e Espírito Santo ao mesmo tempo. Em outras palavras, Maria Madalena e Judas erram, Cristo não.
    Mas isso não tem nada a ver com o clip.rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  100. Horner, entretanto a igreja prega que todos somos filhos de Deus e ainda muitos acreditam que Jesus era um ser humano como outros(por exemplo eu)
    Abraço

    ResponderExcluir
  101. Sim, Caio, segundo a Igreja Católica todos somos filhos de Deus. Mas Jesus seria o próprio Deus e uma forma humana, sem ser humano apenas. Confuso isso, né?
    Mas você realmente acha que um indivíduo que vem ao mundo para se sacrificar em nome da humanidade é de fato igual a nós? Sei não...

    ResponderExcluir
  102. Fala Erik, entre neste link para ver sobre o debate... http://www.sanfra.g12.br/default.asp?idiomaId=1&PaginaId=90

    ResponderExcluir
  103. Obrigado, Santucci.
    Mas não tem uma chamada na home? Se não souber o link completo não se encontra o ficha de inscrição?

    Abraço

    ResponderExcluir
  104. Erik, eu nao vi nenhuma chamada no home do sanfra, eu descobri porque eu entrei no GIC e estava la...

    ResponderExcluir
  105. Erik, eu fiz uns cartazes, qual voce acha que devemos imprimir?
    http://www.flickr.com/photos/62696838@N02/5708047263/in/set-72157626568730147/

    ResponderExcluir
  106. Santucci,
    Perguntei porque não parece nada para mim quando entro no GIC. Mas se você, como aluno, vê está valendo. O cartaz com a figura da Justiça tem boa visibilidade, mas acaba limitando um pouco o tema (dá a entender que iremos discutir justiça e corrupção). A outra imagem é mais genérica e, por isso, mais prática. Mas precisa acrescentar data e forma de inscrição.
    Tem como me passar depois a imagem que você escolher para eu colocar aqui no blog?

    Abraço

    ResponderExcluir
  107. Claro Erik, vou colocar as informações agora mesmo!
    Eu ainda tenho que mandar para o Lhote para ver qual ele mais aprova.

    Abraço

    ResponderExcluir
  108. Hörner, eu não sei porque estava gastando meu momento atoa pesquisando sobre forró, mas enfim, aí eu vi e dizem que a palavra teria surgido de "forrobógo", algo assim, que é alguma coisa de Pernambuco. Mas sempre me ensinaram que a palavra vinha do inglês, de "for all".

    ResponderExcluir
  109. Camila,
    Alguns pesquisadores chegaram a sugerir que "forró" derivava de "for all", ou seja, uma corruptela da expressão inglesa comum na década de 1940 na região do Rio Grande do Norte por conta da base aérea estadunidense ali instalada durante a II Guerra Mundial. Em 1997 foi lançado um filme nacional, "For All - o trampolim da vitória", que ajudou a cristalizar essa ideia.
    No entanto, é pouco provável que essa versão seja verdadeira. Pesquisadores da área da história da cultura e da música apontam que "forró" antes de ser nome de estilo musical é sinônimo de festa popular, baile, arrasta-pé, e deriva da palavra "forrobodó". Forrobodó, por sua vez, também pode significar confusão.
    Justamente na década de 1940 começou-se a diferenciar os estilos do forró com o surgimento, por exemplo, do baião. Mas ainda há inúmeros outros estilos que já existiam misturados na ideia de forró como, por exemplo, coco e xote. Hoje é que nós usamos, aqui em São Paulo, a palavra forró para algo tão específico como o forró pé de serra.

    Abraço

    ResponderExcluir
  110. Ah, Camila, esqueci de comentar. A princípio forró e pagode significam a mesma coisa. Só que no NE forró reune xote, baião, coco, e no SE o pagode reune estilos de samba. Seria mais ou menos como falar "vou pra balada".

    Abraço

    ResponderExcluir
  111. Hörner, esqueci de falar com você depois da aula, mas olha, no negócio da Olimpíada Nacional de História, se você me aceitar, eu estou dentro. Quero poder participar.

    ResponderExcluir
  112. Camila,
    Serão aceitos todos aqueles que estiverem dispostos a trabalhar! Ainda esta semana vou convocar todos vocês para uma reunião.

    Abraço

    ResponderExcluir
  113. Hörner, você sabe me explicar um pouco sobre o Johannes Gutenberg? Eu peguei material sobre ele da faculdade da minha irmã pra estudar, mas queria umas aulas contigo, se você pudesse me ajudar. Vou tentar participar da 7ª Olimpíada de Redação de Jundiaí, meu pai mora lá, vai me inscrever e eu estou levando a sério, gostaria muito de ganhar alguma coisa. Queria toda ajuda e ideias possíveis. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  114. Camila,
    Não sou um especialista em Gutenberg, mas te ajudo com o maior prazer. Conversamos amanhã no Colégio e, se puder, me mostre esse material que você pegou. Só não entendi, o Gutenberg é tema da Olimpíada de Redação de Jundiaí?

    Abraço

    ResponderExcluir
  115. Grande Erik!
    Tava procurando os episódios de "Os Bórgias" porque perdi o primeiro ontem e acabei achando a série inteira. O vídeo e o áudio são ótimos. Fica o link: http://www.seriadoscompletos.net/2011/04/download-the-borgias-1%C2%AA-temporada-legendado.html#more-1509

    PS: É o Felipe, mas aparece sssss não sei o por quê!

    ResponderExcluir
  116. Valeu pela dica, Felipe (ou senhor SSSS).
    Falando na série, você conhece o livro "Os Bórgia" do Mario Puzzo? É um baita livro, do mesmo autor de O Poderoso Chefão. Aliás, a "brincadeira" está em considerar a família Bórgia como a primeira família mafiosa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  117. Dei uma pesquisada e achei muito interessante a abordagem que o Puzo faz. Realmente, vendo a série não tinha feito a conexão com as Máfias, e nunca esperaria isso vindo de um "Papa" . O mais curioso é que as máfias Italianas começaram com um Espanhol.

    ResponderExcluir
  118. Felipe,

    Eu acho que você vai gostar do livro do Puzo. Se não me engano há uma edição pocket, mais em conta.
    Você viu qual é o título original do livro? The Family!

    Abraço

    ResponderExcluir
  119. Horner, we have a problem.
    Na SINU, eu cai com os EUA na ACNUR. A diretora do comitê me conhecia e achou que eu cairia bem nessa posição. Na verdade, ela só me ferrou.
    Enfim, venho através deste pedido de socorro perguntar se você faz ideia da política para refugiados dos EUA e sobre como eu deveria agira na SINU, porque na internet não achei nada suficientemente relevante.

    Abraço SSSS

    ResponderExcluir
  120. Avilez,

    Parabéns pela vaga, mas... Salci-Fu-Fu! Rá! Pegadinha do Malandro!
    Olha, também não sou um especialista em ACNUR, muito menos quanto à política para refugiados dos EUA.
    Eu recomendo que você busque por informações no próprio site da ACNUR (em Notícias) e leia a respeito da política estadunidense para os refugiados cubanos.
    Nesta notícia da ACNUR comenta-se um pouco sobre o Refugee Act, acho que é uma boa pista!
    http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/guterres-elogia-programa-para-refugiados-dos-eua-e-pede-que-reformas-continuem/
    A mesma notícia cita a ONG Human Rights First, o site deles tem um item apenas para refugiados com notícias sobre EUA e o Iraque.
    Não se esqueça que você irá representar o governo do Obama, então é importante que você entenda as inteções desta posição política.
    Procure algo no Le Monde Diplomatique, recomendo:
    http://diplomatique.uol.com.br/busca.php?palavra=Obama
    Se eu encontrar algo mais, te falo.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  121. Professor, boa noite.
    o senhor pode me relembrar sobre mentalidades burguesas? nao estou me recordando!
    obrigada

    ResponderExcluir
  122. Clarice,
    Este tópico foi tratado na primeira semana de agosto quando começamos discutindo uma série de textos do livro. Na ocasião discutimos a ideia de progresso (riqueza, ciência e desigualdade), as diferenças entre nobreza e burguesia, e os conflitos entre burguesia e proletariado. Você se lembra?

    Abraço,
    Erik

    ResponderExcluir
  123. Grande Horner,
    vou te fazer um pergunta de opinião. Você considera, como eu considero, essa política do governo brasileiro de Copa e Olimpíadas mais uma política de pão e circo que uma política de "desenvolvimento"? Ainda mais agora que a Lei Geral da Copa anuncia que os jogos do Brasil serão feriados...
    Por mais que eu acredite que isso vá trazer bastante desenvolvimento pro país, caso ocorra como planejado (risos), essa ideia do pão e circo não me sai da cabeça. E ai Doctor?

    ResponderExcluir
  124. Avileis,

    Eu entendo o argumento do "pão e circo" em especial quando nos deparamos com reais dificuldades de organização e financiamento de eventos desta magnitude.
    Considerar os jogos do Brasil como feriados não me parece muito diferente do que aconteceu na última Copa. Acho que você se lembra o esforço que os alunos fizeram para que não houvesse aula nesses dias de jogos, não é? Assim, a definição de "feriados" seria apenas uma forma de oficializar o que já era extra-oficial.
    Mas, voltando à política do pão e circo, eu lhe pergunto: foi pão e circo também quando França e Alemanha, por exemplo, sediaram a Copa? Ou é pão e circo apenas porque se trata de um país não desenvolvido?
    Não estou satisfeito com os rumos das obras e estou sinceramente preocupado com a execução de tudo. Porém, entendo o esforço em receber esses eventos dentro de um cenário internacional. Há uma função simbólica interna (o otimismo, o "circo", se preferir), e também uma função externa, para fora, como quem diz "o Brasil faz como a Europa, os EUA, o "G" qualquer número.
    Além disso, os investimentos acelerados são positivos também. Obras de infraestrutura importantes estão sendo desengavetadas, não como deveriam, mas estão saindo.
    Agora só falta ver se o resultado final será muito mais que "pão e circo" ou muita lamentação e vergonha.

    Abraço

    ResponderExcluir
  125. Hörner, eu troquei o meu e-mail e esqueci o seu e-mail. Me passa de novo? Quero perguntar algumas coisas pra você.

    Abraços,
    Camila.

    ResponderExcluir
  126. Camila,

    Estou achando que você não trocou de e-mail, mas perdeu a senha do antigo!rs
    Você se importa de eu te passar meu e-mail pessoalmente no colégio ao invés de escrever aqui? Passe na minha sala amanhã.

    Abraço

    ResponderExcluir
  127. Horner, tem como você dar uma olhada nas questões de história (MÁ VÁ) da UNESP pra me ajudar a entender algumas? Principalmente a questão do preços dos escravos, que a meu modo de ver nada se encaixava plenamente.
    Abraço,
    ssss

    ResponderExcluir
  128. Sr. Ssss,

    Justo as de história?! Estava tão empolgado em comentar as de matemática!rs
    Vou dar uma olhada na prova e comento por aqui nos próximos dias, ok? Tem mais alguma questão que você gostaria que eu olhasse com mais cuidado?


    Abraço,
    Erik

    ResponderExcluir
  129. Professor, sou o Gustavo do 2º ano C e como eu havia lhe falado, eu vi alguns videos sobre Brasil Império e encontrei neste link http://alunoarretado.wordpress.com/2010/05/02/historia-brasil-imperio-video-aula/ .
    Gostei muito dos videos que são comentados pelo Boris Fausto. Se puder dê uma olhada neles e me diga se realmente são bons para o estudo da prova bimestral do dia 16. Obrigado

    ResponderExcluir
  130. Gustavo,

    Boris Fausto é um historiador renomado, experiente. Por mais que Brasil Império não seja a especialidade dele, você não corre o risco de ouvir barbaridades. Pode confiar.

    Abraço e bons estudos

    ResponderExcluir
  131. Horener, tudo bem? Se vai entrega as médias amanha?

    ResponderExcluir
  132. Caio,
    Bem que eu gostaria, mas não será possível. Só na próxima semana mesmo.

    Abraço,
    Erik

    ResponderExcluir
  133. Oi de novo !!!rs
    Já assistiu the rocky horror picture show?
    Abraço

    ResponderExcluir
  134. Caio,

    Precisei jogar no Google para saber do que se tratava!rs Mas tem algum motivo a pergunta?

    Abraço

    ResponderExcluir
  135. Erik,
    Eu achei como vc ama cinema deveria ter assisto, mas agora ASSISTA!! é um dos melhores filmes do mundo rsrsrs

    Abraço.
    Caio

    ResponderExcluir
  136. Caio,

    Mas não é um musical? Pois se for, eu e musicais não nos damos bem...

    Abraço

    ResponderExcluir
  137. hhehehe é musical , mas sabe esse é em um musical muito alternativo aahahah MISTÉRIO no ar

    ResponderExcluir
  138. Com licença, estou fazendo uma pesquisa de opinião. Eu passei no IED e na FAAP qual vca cha q eu deveria fazer?

    ResponderExcluir
  139. Caio, você não tem uma pergunta mais fácil para fazer?
    Até onde sei as duas estão no mesmo patamar. Só recomendo que você tente fazer um "prós e contras" que podem ir desde a localização ou preço até perspectivas de intercâmbio ou visibilidade no mercado de trabalho.

    Abraço

    ResponderExcluir
  140. Professor, tudo bem? Bom, no período regencial (1831 a 1840), houve conflitos entre dois grupos, liberais e conservadores, certo? Ao final deste período conturbado, pode-se dizer então que os liberais, foram os grandes "vencendores" da disputa por criarem o que se chamou de Golpe da Maioridade ? Mas os exaltados, regressistas e moderados, onde estão em cada grupo? Abraço.

    ResponderExcluir
  141. Tudo bem, Gustavo. E pelo jeito seus estudos também vão bem!
    Vamos tentar deixar mais claro esse período, pois ele é tão agitado que os partidos em 1838 não são os mesmo em 1835, por exemplo.
    Com a Abdicação de D. Pedro I teve-se início o Período Regencial. Veja que sem a figura do Imperador toda a política se dava entre os homens que ocupavam cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado. É entre esses indivíduos e seus apoiadores nas províncias que temos a formação dos grupos partidários, ou quase partidos como nós conhecemos hoje. No início da década de 1830 tínhamos então, mais ou menos, 3 grupos: os exaltados (grupo mais radical, queria mais autonomia e reunia até alguns republicanos), os retrógrados ou caramurus (queriam a volta de D. Pedro I e reuniam muitos portugueses) e os moderados (grupo mais numeroso e que comandou o início do período).
    Em 1834 temos a aprovação, na Câmara, do Ato Adicional. Com ele deixamos de ter a Regência Trina e passamos a ter um único regente eleito pelos cidadãos e, entre outras coisas, também passamos a ter as Assembleias Provinciais. Neste mesmo ano, com a morte de D. Pedro I, os caramurus perdem um pouco a razão de ser e os grupos políticos se reorganizam. Os exaltados perdem fôlego e se juntam a parte dos moderados, aqueles que defendiam as autonomias provinciais: depois viraram o Partido Liberal. A outra parte, defensora de um governo mais centralizado e forte se juntou com parte dos antigos caramurus: posteriormente formando o Partido Conservador. Esse é um processo bem confuso e pouco preciso, mas podemos dizer que os moderados (depois Liberais) apoiaram o Regente Feijó. Mas ele não conseguiu se manter no poder e em 1837 subiu ao poder o Regente Araújo Lima (apoiado pelos Conservadores).
    O governo de Araújo Lima ficou marcado pelo combate às revoltas, pelo fortalecimento do Exército e pela tentativa de aprovar leis que diminuíssem as autonomias provinciais. E isso deixou os liberais bem preocupados.
    Os maioristas (na maioria liberais), defensores da maioridade, portanto, entendiam que para acabar com a centralização do governo Araújo Lima seria necessário subir ao poder. O jeito mais rápido seria com o Golpe da Maioridade.
    Você tem razão quando diz que eles venceram, já que conseguiram dar o golpe. Mas não ficaram muito tempo no poder, só até o começo de 1841. Depois os conservadores voltaram ao poder e conseguiram, de um modo ou de outro, concretizar seus planos.
    Ficou mais claro? Se não ficou, me diga que te explico novamente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  142. Ah, agora entendi Erik.
    Então só depois que D. Pedro I morreu o grupo dos regressistas ou caramurus perderam força, pois não haveria a volta do Imperador como desejavam e logo depois os exaltados e moderados se "dividiram" e criaram o Partido liberal e o Partido Conservador, certo?

    ResponderExcluir
  143. Exatamente, Gustavo! E boa parte dos antigos caramurus foram para o Partido Conservador.

    Abraço

    ResponderExcluir
  144. Grande Horner, não sei se você lê mais nada que aparece aqui, mas enfim... rola uma ajudinha pré-vestibular?
    É o seguinte, eu nunca entendi de fato o que levou à revolução de 30 e nem por que Vargas foi quem assumiu. Eu sei que tem algo a ver com o fim da política do café com leite, mas, honestamente, se me perguntassem isso na VUNESP ou FUVEST teria que enrolar muito. Tem como vossa mercê dar uma exclarecida?
    Abraço,
    ssss

    ResponderExcluir
  145. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  146. Sr. S,

    É claro que continuo lendo e respondendo comentários do blog. Tudo que é escrito aqui vai para o meu e-mail!
    Bom, vamos à sua questão. Nem vou te perguntar por onde andou no segundo bimestre, ok?
    O arranjo político que mantinha os cafeicultores no poder durante a 1. República estava em crise na década de 1920. Para manter o preço do café alto o governo tinha que intervir cada vez mais e isso significava deixar de apoiar outros grupos econômicos. Ao mesmo tempo, as fraudes e manipulações eleitorais cada vez mais incomodavam os grupos urbanos. É bom lembrar que nesta época temos o fortalecimento do movimento operário nos grandes centros e o surgimento do Movimento Tenentista. Os tenentes também eram críticos do governo oligárquico e viam como saída para o problema nacional um governo forte, capaz de dirigir o Estado.
    Quando, então, tivemos a eleição para suceder Washington Luiz, pelo arranjo d café com leite, deveria ser um mineiro. O Partido Republicano Paulista forçou a indicação de mais um candidato de Sao Paulo, aumentando o número de lideranças políticas descontentes. Aos já descontentes gaúchos e alguns grupos do nordeste, juntaram-se os mineiros, formando a Aliança Liberal. O candidato da AL era Getúlio Vargas, político já conhecido na época, tanto que tinha sido ministro do Washington Luiz.
    O candidato do PRP ganhou, mas a AL não aceitou o resultado, acusand fraude. Nesse meio tempo foi assassinado o vide de Vargas, João Pessoa. Foi crime comum, mas deu-se tom político para o ocorrido, com uma série de manifestações. Soma-se ainda os resultados da Crise de 29 que enfraqueceram Washington Luiz. A chamada Revolução de 1930 foi, de fato, a tomada de poder derrubando WL e impedindo o novo presidente eleito de assumir. Vargas estava a frente de um grupo bem heterogêneo formado por vários descontentes: os tenentes, oligarquia gaúcha, mineira, paraibana, clásse média urbana, industriais, etc.
    Ficou mais claro?
    Eu ainda recomendo que você de uma lida sobre Tenentismo e sobre movimento operário.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  147. Então Horner, no segundo bimestre eu sabia tudo isso de cor e ao contrário ahahah, mas o tempo passa e com tanta revolução pra lembrar ficou meio embolado. Mas com certeza ficou bem mais claro. A única coisa que eu realmente nunca tinha entendido era o porquê de Vargas ter assumido, mas isso já é passado agora.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  148. Passando pra saber se o Hörner ainda vive, e tal. Andei pensando em fazer um blog também Hörner, mas geralmente eles não duram mais que três dias, nem vou me dar ao trabalho mais. u.u

    E aí, Hörner, tá bem? De férias?

    ResponderExcluir
  149. O Hörner está vivo, mas um pouco confuso. Com quem estou falando? :)
    Se pelo menos eu soubesse de qual poeta você é a mão...
    De qualquer modo, estou bem e quase de férias!!!

    ResponderExcluir
  150. Ai, é, esqueço desse blog. Alguns infelizes me conhecem como Camila, porque não gosto do meu nome. Mas os fodas me conhecem como Contrucci, aí depende. u.u
    The Poets Hand é por causa de uma música que tem o seguinte trecho "O violino, a mao do poeta, todo coração machucado toca sua canção com cuidado", eu sou sentimental, por incrível que pareça. Quase? Os exames não acabaram? Que chaato, eu estou com tanta preguiça que nem buscar meu boletim fui, he. Mas força aí Horner, essa semana acaba.

    ResponderExcluir
  151. Ah, agora sim! Eu vou bem, Contrucci. Ainda não estou de férias porque faltam o Conselho de Classe e a Formatura. No mais, o clima é de sossego e pensamentos para 2012. E você, decidiu como vai ser no próximo ano?

    Abraço

    ResponderExcluir
  152. Eu decidi sim, com algumas mudanças brutais. Acho que estou me encontrando. Decidi que vou fazer o Etapa com reforço aos sábados de medicina já que ganhei bolsa de 70%. Decidi que minha área é de saúde ou biologia, uma vez que me preocupo e gosto de cuidar das pessoas ou de estudá-las, mas ainda não sei qual curso.E espero passar em uma faculdade pública, seja lá o que eu escolher.

    ResponderExcluir
  153. Contrucci,
    É uma baita mudança, hein? Mas se você está satisfeita com o novo rumo é o que importa. Parabéns pela bolsa de 70%.
    Até quinta-feira, na formatura.

    Abraço

    ResponderExcluir
  154. Chegueeeeeeeeeeeeeeeeei. São seis horas da manhã, o povo está indo estudar, você deve estar indo trabalhar e eu estou pensando se vou ou não dormir, que beleza.Só passei porque eu estava com saudade de comentar no blog, mas vi que voltou com tudo, né?

    ResponderExcluir
  155. Fico feliz com sua visita, Contrucci! Ainda estou devagar com o blog, mas conforme o bimestre for esquentando a coisa melhora.

    Abraço

    ResponderExcluir
  156. Não te q te contar como foi o começo das aulas não! Quanto eu ja gastei só nos livros de uma materia DEAD!! ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, acho que na pressa você comeu algum palavra. Mas se entendi direito você está tendo dificuldades com a realidade do seu curso?rs
      Nenhum dos livros consta em sebos?

      Abraço

      Excluir
    2. ahahah eu estou com o teclado meio quebrado(minha prima deixou cair sorvete nele)!! Na verdade eu só preciso saber que dia vc trabalha pq quero passar na escola e te contar como foi!! Ahh realidade do meu curso? Se eu sabia que ia ser caro: SIM mas sabe como é me assustei com o preço mesmo sabendo que seria assim aahahaha normal! E descobri o que é sebo ontem a noite!
      Abraço

      Excluir
    3. Caio,

      Eu estou no colégio praticamente todos os dias. De segunda, quarta e sexta dou as 7 aulas, de terça apenas a última (costumo chegar ao meio dia) e de quinta as duas primeiras. Veja o que é melhor pra você.
      Fiquei curioso em saber como foi!

      Abraço,
      Erik

      Excluir
  157. Olá Erik !
    Senti saudades do ensino médio,quem digita é o Wallace Fonseca, formando de 2010. Estou cursando civil e ao mesmo tempo permaneço amante da história e da leitura. Estou aqui para relembrar os bons momentos e conversar sobre um livro que estou lendo, do Eric Hobsbawm: "Como Mudar o Mundo - Marx e o Marxismo". Creio que, conhecendo o leitor voraz que você é , já tenha lido o livro. Se não leu sabe pelo menos do que se trata. Queria saber suas impressões e opiniões sobre ele.

    Um Abraço!
    Wallace Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wallace,

      Que alegria receber uma mensagem sua! Ainda mais dizendo que está lendo Hobsbawm!! Este livro eu não li, mas gosto muito da produção do velho marxista inglês. O Hobsbawm é daqueles autores que mesmo quando você não concorda deve parar para ouvir. E em tempos de crise internacional é sempre interessante ver o que Marx e os marxistas têm a dizer sobre o capitalismo.
      Onde você está cursando Eng. Civil?
      Um engenheiro que lê sobre história é sem dúvida um diferencial. Alguma chance de dar uma passadinha no Sanfra?

      Abraço,
      Erik

      Excluir
    2. Erik,

      Estou estudando na FEI, também estou trabalhando (como? rs), tocando violão e batera, lendo muito e tentando fazer as pessoas acreditarem que o importante é fazer o que gosta, mesmo que sejam tantas coisas. Um diploma não vai dizer quem eu sou, correto? Estou cursando Civil para ter um futuro confortável e mesmo assim não deixei de lado minhas paixões, estou escrevendo isso porque sei das dúvidas que os alunos do médio possuem quando tem de se decidir que caminho tomar. Cursar uma área não significa necessariamente desistir das outras e muito menos desperdiçar talentos e aptidões.Gosto da maneira que você dá suas aulas, com certeza você foi uma das pessoas que me fizeram ter paixão pela leitura. Estou com saudades do Sanfra, prometo que assim que possível vou dar um pulo por aí e quando for eu te aviso antes!

      Obrigado por tudo!
      Wallace

      Excluir
    3. Wallace,

      Fico muito feliz com suas palavras. Só fiquei me perguntando quando é que você vai ter tempo de passar no Colégio!! Quanta coisa, rapaz! Talvez só na festa de aniversário do Sanfra ou Festa Junina.
      Como diria Tim Maia, continue no caminho do bem!

      Abraço

      Excluir
  158. Erik, aqui é o Pavan do segundo B...
    Sobre o trabalho de análise racial: Eu só consegui encontrar revistas espalhadas pelo ano passado e esse, pois fui na biblioteca municipal... Eu poderia fzer a mostra como se fosse apenas dos dois anos, ao invés de ser por mÊS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pavan, Pavan, falta só um dia para a entrega do trabalho!
      O importante é vocês estabelecerem um padrão, uma periodicidade. É possível selecionar algo como edições a cada dois meses? E cuidado paa não pegar edições comemorativas ou especiais.

      Abraço

      Excluir
  159. Alias... Vida longa e próspera

    ResponderExcluir
  160. OII! Tudo bem?
    Acho q encontrei um video q pode ser interessante para vc, amanhã é o dia internacional da mulhar, esse video http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IYQhRCs9IHM é uma parodia de Bad Romance e achei um modo dinâmico de homenagear as mulheres q lutaram pelo o direito de votar!! é pelo menos bem feito!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio,

      Bem interessante a paródia! Eu achei melhor que a versão original! Hahaha
      E também gostei da sugestão, valeu.
      Ah, você vai me "forçar" a ouvir Lady Gaga até o fim da minha vida, né?rs

      Abraço

      Excluir
  161. PS:assista Bad Romance para poder comparar! Claro ahahahhaa

    ResponderExcluir
  162. Melhor q a original? Bitch please não força!!!!
    Não posso fazer nada se ela é influencia mundial e as pessoas fazem videos com temas de história!!!!
    Abraço ahahahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, gosto mais do tema da paródia que da música original. Portanto, é melhor!hahaha
      É muito fácil te irritar, Caio!

      Abraço

      Excluir
    2. IXI, me irritar? ahhahahahaahaha #deadthisway
      Tem q se esforçar muito para me irrritar!!!!
      Fikou muito bom o post q eu te mandei, sabe me sinto útil!!ahaha
      Abraço

      Excluir
    3. Caio, você é mais útil do que pensa! O post ficou bom porque sua sugestão era realmente boa. Aliás, você faz boas sugestões em geral, como a de temas para debate.

      Abraço

      Excluir
  163. Grande Erik, como andam as coisas ai na cidade grande? Dei uma passadinha aqui no blog pra dizer um oi! Aliás, sobre o video da UE, acredito fortemente que o cara da capoeira daria uma bela de uma surra nas mulheres lá. HAHAHAHA
    ABraço caipira!

    ResponderExcluir
  164. Aliás, meu nome não está mais Ssss , que surpresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avileis! Como vai, caipira honorário? Para quem passou por Araras, Botucatu não deve ser tão ruim.
      A capitar continua a mesma e fico muito feliz de saber que você passou por aqui.

      Abraço

      Excluir
    2. Botucatu? Calma lá cara pálida! To fazendo Esalq- Usp em Piracicaba. Ainda estou me adaptando as republicas, mas até agora é a vida que pedi pro papai do céu.

      Excluir
    3. Eu jurava que você tinha ido para a UNESP! Mas se você está em Piracicaba não tem do que reclamar mesmo. Cidade bem legal e um campus maravilhoso. Só leva um tempo para você se acostumar com o sotaque local...

      Excluir
    4. Não, no dia que descobri que tinha passado na Esalq, não tive uma dúvida. ahahahah O sotaque não tá sendo problema, a maioria do povo não é de Piracicaba. Tem até bastante Ararense e um pessoal do Maranhão. Um mix cultural. Sobre o campus, não dá pra comparar com nada que eu já vi. Coisa de primeiro mundo, muito seguro, bem estruturado e com material pra dar e vender.

      Excluir
    5. Ararense adora Esalq! Na verdade, estranho é paulistano fazer agronomia. Mas você fez uma ótima escolha. Boa sorte!
      Ah, já comprou suas botinas?rs

      Excluir
    6. A minha eu não comprei ainda. Não deu tempo. Estou fazendo 32 créditos, com horas livres colhendo milho experimental (quem diria!?). Mas já estou usando uma emprestada, aliás, pergunta pra Karina do 3ºC como eu estava vestido sexta feira.

      Excluir
  165. Faça logo um facebook! Pedido daqueles alunos q nao podem mais te ver todos os dias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio,

      Isto é uma campanha ou uma ameaça?rs
      Vejo que você é brasileiro e não desiste nunca, não é?!

      Abraço

      Excluir
    2. Bom sabe como tudo no começo é só uma campanha com o tempo vira uma ameaça. Mas sério faz um é preciso!!!!!!1 eu sou brasileiro e VC vai fazer sim
      hahaha
      Acraço

      Excluir
  166. Olá pessoa! aqui é o Raphael Pavan do segundo B...
    Então, acabei de saber, por intermédio do meu grupo, que amanhã teremos de entregar o texto.
    O problema é que eu acabei de fazer três trabalhos com textos enormes, um sobre harvard, todo em ingles, outro sobre tiago abravanel e outras coisas sobre o sanfra e sobre economia verde.
    Sinceramente não acho que tenho disponibilidade mental e temporal para faze-lo.
    Além disso, não fui tão irresponsável como você deve estar pensando. Essa semana não me deu um momento de sossego para que eu pudesse me concentrar nesse texto, visto que foi combinado em meio ao meu grupo que fizéssemos o texto e passássemos a alguém do grupo, para que pudesse revisar e mudar o necessário.
    Espero que compreenda minha situação realmente chata e entenda que sei que não estou certo, mas escrevo-lhe para mostrar minha preocupação!
    Abraço e,
    Vida longa e próspera.\\.//
    | |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pavan,
      Permita-me alguns comentários. Primeiramente, o fato de você ter ficado sabendo apenas agora é extraordinário, afinal todos foram avisados na segunda-feira. Em segundo lugar, o que é pedido para amanhã não é um texto final, mas o rascunho dos textos que farão parte do trabalho. Ou seja, para amanhã você deveria levar um rascunho de sua parte.
      Eu entendo sua preocupação em se antecipar, mas infelizmente isto não justifica.

      Abraço

      Excluir
  167. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para fazer como se fosse um operário brasileiro ou não?

      Excluir
    2. Professor, qual era a posição dos presidentes das industrias em relação a seus funcionários?

      O presidente da indústria já falou com você(s)?
      Ele aparenta ter dó dos funcionários?
      Seu chefe de turno também tem cargas horárias muito extensas?
      essas são boas perguntas e tem como responde-las?

      Excluir
    3. Pavan,

      A ideia é boa, mas você tem elementos suficientes para realizá-la? Pergunto porque a entrevista, apesar de fictícia, deve ser baseada em informações concretas extraídas do material de apoio. Por isso, não será um operário brasileiro, mas inglês. As perguntas que você sugeriu não possuem respostas nos documentos que você tem à disposição.
      Certo?

      Abraço

      Excluir
  168. Hörneeeeeer, saudade de você. Um dia ainda vou passar no Sanfra pra te pentelhar. Mas Hörner, lembra que uma vez o Caio levou uma revista/jornal que eu acho que era mensal, e dava um resumo bem explicado das coisas mais importantes que estavam acontecendo? Lembra o nome desse jornal/revista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contrucci,

      Tudo bem contigo? Passe lá no Sanfra, anda!
      Mas vamos ao assunto. Você está pedindo demais! Minha memória serve, no máximo, para história.rs
      Será que você está se referindo ao Guia do Estudante: Atualidades? Essa publicação se propõe a oferecer "resumos" do noticiário.

      Abraço

      Excluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.