segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um rei, seus problemas pessoais e históricos

Ontem, na minha patética tentativa de assistir todos os filmes que estão concorrendo ao Oscar, fui ver "O Discurso do Rei". A quantidade de prêmios que já ganhou (e ainda pode ganhar) e as polêmicas geradas aumentaram a espectativa, mas o filme não decepcionou. No entanto, falar da qualidade das atuações ou da beleza do filme é totalmente desnecessário aqui. Há um monte de críticas em todos os jornais e sites de cinema, portanto vou economizar minhas palavras.
Só gostaria de chamar a atenção para dois tópicos interessantes, duas das polêmicas que considerei mais interessantes.

Uma é a polêmica causada pelos historiadores sempre que aparece um filme com contexto histórico. Digo com "contexto" porque não considero este filme exatamente histórico, pois a questão maior é o drama pessoal do Rei George VI e sua gagueira que diante de suas resposabilidade como homem público praticamente o impediam de reinar. Porém, o que gerou discordâncias sérias foi o fato de o filme atenuar a simpatia pelo nazismo de David, irmão mais velho e primeiro herdeiro do trono de George V. Aspecto bem delicado e historicamente muito interessante. Afinal, lança luzes sobre a relativa aceitação velada que o regime de Hitler teve entre os conservadores dos demais países europeus e que acabaram fechando os olhos para o avanço nazista. Quando se deram conta havia uma guerra armada diante de seus olhos.
Leia + AQUI.
Outra polêmica, bem mais suave, diz respeito à gagueira do rei. No filme ela é encarada apenas como uma questão psicológica, no entanto hoje conhece-se fatores genéticos diretamente ligados a este problema da fala. De todo modo não se pode dizer que se trata de uma erro do diretor ou do roteirista, na década de 1930 não se fazia ideia das causas da gagueira. Os fonoaudiólogos e demais especialistas que cuidam da fala estão felizes como nunca ao ver um tema tão pouco comentado sendo visto e discutido graças ao filme.
Leia + AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.