quinta-feira, 2 de junho de 2011

3a. Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Unicamp organiza desde 2009 a Olimpíada Nacional em História do Brasil. A proposta é estimular os estudos e valorizar o conhecimento em história, do mesmo modo que já ocorria com as olimpíadas de física, matemática, química, etc.
O processo parece relativamente simples. Monta-se equipes de 3 alunos e um professor orientador (sem limite de equipes por colégio) reunindo estudantes do 8o. ano à 3a. série. A composição das equipes pode ser variada (todos da mesma série ou de séries diferentes) e as 5 primeiras fases são on-line. Apenas a última fase é presencial lá em Campinas. Cada fase é composta por 9 questões de múltipla escolha e 1 tarefa, sendo a equipe aprovada avança para a próxima etapa. Mas se o processo é simples a participação, por sua vez, exige empenho, responsabilidade, estudo e trabalho em equipe.
Mas por que estou comentando isso?
Ontem um aluno da 3a. série, o Mans, veio até mim e manifestou interesse em participar. Confesso que fiquei muito contente, mas satisfeito mesmo ficarei se conseguirmos montar um grupo para participar. Mais algum interessado?
As inscrições vão até 9 de agosto e a primeira fase tem início no dia 15. No entanto, é importante sentarmos para um reunião já agora e pensar em como trabalharemos.
  • Leia o regulamento no site oficial (AQUI) e depois me procure.

6 comentários:

  1. Primeiramente Parabéns Hörner!!!

    Hoje falei com o Santucci e com o Serginho e ambos mostraram bastante interesse.
    Não sei se alunos de outras salas também tem interesse mas agora com o blog a divugação aumenta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mans,

    Obrigado! Valeu pelo carinho.
    Eu só conversei com uma sala da 2a. série sobre a Olimpíada, mas teve uma aluna que mostrou interesse. Nada nos impede de montar mais de uma equipe ou um grupo de estudos para apoiar uma equipe. Só quero resolver isso antes das férias para já começarmos a trabalhar. Inclusive, preciso falar com a coordenação a respeito, mas só depois que tivermos ao menos uma equipe formada.
    Espero que mais gente se interesse!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Erik e Mans,
    não sei se meu nome vai aparecer mas é o Felipe. Taçvez não te veja essa semana Horner, então já declaro aqui meu interesse. É só dizer quando e onde!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha, Felipe. Em tese já temos quase 2 equipes. Nessa próxima semana conversaremos melhor a respeito, mas ajudem a divulgar e vejam se conseguem trazer nomes dos segundos anos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. oiee Hörner, é a Carol Faria do segundo ano C.. Também estou interessada em participar, é só avisar quando e onde será!! haha =)
    bjoos

    ResponderExcluir
  6. Ótimo, Carolina. Temos com certeza uma equipe montada e talvez tenhamos duas. Esta semana ainda vou convocar todos para uma reunião.

    Abraço

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.