segunda-feira, 20 de junho de 2011

Uma troca de e-mails

Os e-mails abaixo são reais. Minha esposa me escreveu o primeiro e na sequência lê-se a minha resposta.
de: "minha esposa"
para: "mim"
data: 20 de junho de 2011 16:14
assunto: Corte os pulsos

Cena: na sala de espera, ao lado da secretária. Vejo que ela preenche uma apostila e pergunto se voltou a estudar.
Resposta: o filho se machucou e ficou de licença. Ao invés de perder o bimestre a escola deu vários cadernos de exercício das matérias para ele entregar valendo nota.
Desfecho: a mãe está resolvendo as questões pro menino colando de um site onde, aparentemente, consta o gabarito.
E aí, professor, isso pode?


de: "eu mesmo"
para: "minha esposa"
data: 20 de junho de 2011 18:34
assunto: Re: Corte os pulsos

Não me conta essas coisas, não. Dá uma tristeza... Se a estrutura for coerente ele não perde o bimestre, mas perde o ano, afinal não aprendeu nada. O filhão, de todo modo, vai aprender muita coisa: aprendeu que a vida é mole porque a mamãe resolve, aprendeu que a escola não serve pra nada, aprendeu que ser vagal ainda vale a pena, entre outras coisas.
Parabéns mamãe, que valoriza a educação do filho. E parabéns meninão, que depois vai reclamar que o ensino que teve foi fraco.

Beijo do professor levemente deprimido


É isso. Acha que a qualidade do ensino depende só do Governo ou só da Escola? E a sua responsabilidade, meu caro, onde está?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.