sábado, 15 de maio de 2010

Sugestões da Semana (III)

Cá estamos com mais uma edição das Sugestões da Semana. E desta vez (finalmente!) com uma contribuição masculina.

Na verdade foi sugerido um texto só do educador, professor universitário aposentado e jornalista Arnaldo Niskier. Mas um artigo foi puxando outro e no final me deparei com três opções. Pelo perfil do autor dá pra ver que a temática é EDUCAÇÃO, o que me parece muito propício já que estamos todos ligados, de um modo ou de outro, ao sistema educacional brasileiro.

A Educação entrou numa fria
Segundo relato de historiadores como Pero Vaz de Caminha (o da carta), ao chegar ao Brasil, em 1500, o comandante Pedro Álvares Cabral, natural de Belmonte, Portugal, não se assustou muito com a nudez dos índios que frequentavam a praia (“nada cobria suas vergonhas”). Apesar de uma brisa constante, fazia calor pra valer. Os portugueses suavam em bicas e passaram a invejar a beleza dos naturais e a sua sem-cerimônia.

Sugestão do Gabriel, 2C


Dois outros artigos por minha conta mesmo e do mesmo autor.
Sempre o Enem
Não faço parte do grupo que critica violentamente o Enem. Considero uma boa iniciativa, sujeita a aperfeiçoamentos que estão sendo providenciados pelo MEC, para o ano próximo. Fazer as provas em duas etapas (em semestres distintos) já protege o exame do seu gigantismo, que torna quase impraticável a sua implementação. Vejam o que aconteceu: 38% dos inscritos não compareceram, dando um enorme prejuízo ao erário, pois as provas foram impressas e havia locais e professores para a eventualidade de uma presença integral. Quem paga pela imprevidência?

As novas profissões
No quadro da realidade brasileira, é preciso examinar o conjunto de problemas que afetam a nossa juventude. Na faixa etária dos 16 aos 20 anos, por exemplo, o Ipea demonstrou que o desemprego triplicou, no período de 1987 a 2007. A ilusão do emprego a qualquer custo levou muitos jovens a abandonarem precocemente a escola. Na faixa etária de 18 a 24 anos, somente 13% chegaram às universidades. Isso é muito pouco.



Mais uma sugestãozinha minha aproveitando que o assunto é quente. Um texto mais "opinativo" e menos "informativo" sobre a convocação para a Copa do Blog  Bate Pronto, do Estadão.

Duas surpresas e coerência na lista do Brasil para a Copa 2010
Os 23 jogadores escolhidos pelo técnico Dunga para defender o Brasil na Copa do Mundo de 2010 estão escolhidos. Grafite e Gomes são as surpresas mais pelos que foram excluídos: Adriano, do Flamengo, e Victor, do Grêmio. A lista é boa e forte sim para a disputa do torneio, e a polêmica pelos que não foram lembrados – como Neymar, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho - só reforçam o excelente mercado de atletas que temos no País, pois não faltam opções


Espero que a leitura esteja sendo proveitosa!

2 comentários:

  1. Propaganda:

    http://wallacefonseca.blogspot.com
    Erik pede pro pessoal aí me seguir , Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Wallace,
    Farei a propaganda!rs

    Abraço

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.