Ao longo do século XIX e, principalmente, durante a monarquia brasileira, uma série de expedições formadas por cientistas e explodores em geral percorreram o Brasil fazendo "mais ou menos" mesmo que vocês. Mas as excursões eram um pouco maiores.
O médico, botânico e antropólogo alemão Carl Friedrich Philipp von Martius esteve no Brasil entre 1817 e 1820 coletando dados e catalogando a flora, a fauna, as culturas das populações indígenas. Porém ele não tinha câmera fotográfica, inventada tempos depois, de modo que a alternativa era ter em sua equipe artistas capazes de desenhar cada planta, animal ou paisagem necessária para o trabalho científico.
Quem quiser maiores informações consulte o fantástico trabalho realizado pelo pessoal da Unicamp que digitalizou toda a obra Flora Brasiliensis de Martius para consulta on-line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.