sexta-feira, 14 de maio de 2010

Know-how

Para quem não sabe know-how é uma expressão em inglês usada para designar uma habilidade adquirida pela experiência ou, literalmente, um "saber como" fazer. Às vezes nos deparamos com alguns conhecimentos, algumas práticas que nos fazem pensar...
Creio que todos conhecem a expressão "santo do pau oco", certo? Como surgiu essa "ideia"?
Foi provavelmente no Brasil Colonial do século XVIII, auge da mineração no país. Acredita-se que as imagens de santos esculpidas em madeira oca eram recheadas de ouro e pedras preciosas para passar pelos postos de fiscalização da Coroa Portuguesa. Assim, evitava-se o pagamento de impostos altíssimos. Como não foi encontrado nenhum registro preciso de um caso como esse, as estatuetas com aberturas nas costas, típicas dessa época, são a única pista de que a prática tenha realmente existido além, é claro, da tradição oral, afirma o historiador Luciano Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A expressão ainda hoje muito usada para se referir a pessoas hipócritas ou mentirosas aparece, porém, com uma origem ligeiramente diferente no Dicionário do Folclore Brasileiro (1954), de Câmara Cascudo, o mais importante folclorista do país, onde está escrito que as imagens de santos vinham de Portugal cheias de dinheiro falso.
(Originalmente da Superinteressante)
Coisa do passado, afinal, essa necessidade de contrabandear coisas (ouro, dinheiro, etc) dentro de imagens religiosas e aproveitando as procissões não tem mais cabimento, não é? Não.
Notícia quente, fresquinha:


São séculos de experiência!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.