quinta-feira, 27 de maio de 2010

Para uma boa redação...

Já comentei em sala e aqui o quanto é importante aprimorar a redação. Vocês devem estar cansados de ouvir essa minha ladainha, mas eu ainda não me cansei de repetir. E sei que os professores de redação também estão nos pés de vocês.
Pois bem, o Fovest, caderno de Vestibular da Folha de S. Paulo, mantém um BLOG. E acabei de ler que a equipe do jornal pediu para que uma professora de redação, Vivian D'Angelo Carrera, analisasse aquelas 53 melhores redações que a FUVEST divulgou. A partir desta análise a professora listou "10 dicas para fazer uma boa redação".
Vocês podem estar se perguntando, mais uma vez, mas e o que isto tem a ver com história? Encare cada pergunta em história (ou geografia, literatura, biologia, etc) como uma proposta de redação, pois o procedimento será o mesmo. Assim, você poderá se preocupar apenas em saber ou não a matéria, mas deixará de errar devido a respostas confusas, sem nexo, incoerentes...

10 dicas para fazer uma boa redação


1. sublinhe, comente, questione, circule palavras, anote;

2. desenvolva perguntas-roteiro;

3. elabore um tópico-frasal, uma frase-chave, e desenvolva seu texto a partir deles;

4. faça um roteiro;

5. faça parágrafos e períodos com tamanhos razoáveis para que a ideia não fique confusa;

6. não dê exemplos extensos para justificar sua opinião;

7. seja objetivo;

8. explore os sinais de pontuação;

9. dê um título coerente com a discussão apresentada, resumindo-a;

10. conclua retomando texto e fuja dos clichês;

 
Parece meio óbvio, mas "não matarás" também é óbvio e nem por isso o pessoal segue os 10 Mandamentos.

8 comentários:

  1. Isso não adianta comigo, mas valeu a tentativa!!! ahahahhaa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Imagina só as minhas notas em redação!!

    ResponderExcluir
  4. Sim já tentei, fazer o que prefiro exatas como matemática em que não preciso escreve s contar!!ahahha

    ResponderExcluir
  5. hey Erik,
    então professor,eu tenho uma dúvida na refacção da atividade.Se você poder me ajudar é a seguinte,qual era o objetivo das penetrações do capitalismo internacional monopolizadas pelos estrangeiros?
    por enquanto é isso!!
    abraçoos Xx

    ResponderExcluir
  6. Dayana,
    Na segunda metade do século XIX, principalmente depois de 1870, o crescimento urbano no Brasil e no mundo transformou as cidades. Elas ficaram mais complexas e exigiam uma série de serviços (iluminação, transporte, etc) e de investimentos em infraestrutura (esgoto, água, construção de ruas e pontes, etc). Como esse tipo de investimentos demandava muito dinheiro o espaço que hoje entendemos como papel do poder público foi feito por empresas, principalmente inglesas e francesas. Essas empresas acabavam ganhando do governo o direito de explorar determinado mercado. Hoje temos as empresas de telefonia (a Telefónica é espanhola) com a diferença que naquela época ocorria o monopólio em um determinado setor. A Light and Power, por exemplo, era a única autorizada a fornecer energia elétrica em São Paulo.
    Abraços

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.