sexta-feira, 14 de maio de 2010

Exercícios

Nada como um treininho vez ou outra. Para vocês passarem o tempo algumas questões de vestibulares antigos, todos dentro do tema "República Velha".
Vale a regra de sempre, correção só para quem tentar responder nos comentários. E fica a dica: leiam o livro e façam os testes como estudo de verdade.
Se algum conteúdo não ficou claro ou ainda não foi tratado em sala, me procure.

1. "Por ora a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava." (Aristides Lobo. "Diário Popular". Rio de Janeiro, 15/11/1889.)

"O Brasil não tem povo."
(Louis Couty. Apud: José Murilo de Carvalho. Os bestializados.)


Tomando como referência as citações acima e a relação delas com o contexto social e político após a Proclamação da República no Brasil, pode-se afirmar que:

I - o comentário de Aristides Lobo refere-se ao caráter elitista da proclamação, realizada por militares com o apoio das oligarquias cafeeiras, transformando a população civil em meros espectadores.
II - a fala de Louis Couty, partidário da ala revolucionária dos republicanos, refere-se ao processo de exclusão social, instaurado a partir da proclamação e consolidado pelos republicanos jacobinos na montagem do Governo Provisório, na chamada República da Espada.
III - a participação popular nas decisões políticas concretizou-se a partir da promulgação da Constituição de 1891, com a qual criava-se uma República Federativa de cunho regionalista e ampliava-se o direito de voto, tornando-o universal e secreto.
IV - a mentalidade positivista assumida pelos oficiais do exército, em defesa da modernização a ser promovida pela República, tinha como perspectiva a instalação de um regime que superasse o "atraso" mantido pelo Império e promovesse a "ordem" para viabilizar o "progresso" capitalista.

Assinale a alternativa que contém somente afirmações corretas.
a) II e III

b) I e IV

c) I e II

d) II e IV

e) I e III


2. "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o:

a) liberalismo.

b) totalitarismo.

c) messianismo.

d) coronelismo.

e) comunismo.


3. Do "Convênio de Taubaté", em 1906, decorreu uma política de:

a) incentivo à policultura, para atender aos interes¬ses dos pequenos proprietários.

b) valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira.

c) controle da produção açucareira pelas limitações do mercado consumidor.

d) estímulo à produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.

e) reestruturação da economia paulista, sem a inter¬venção governamental

2 comentários:

  1. Ah, professor, me ajuda!
    Eu fiz mas estou com vergonha das minhas respostas porque devem estar todas erradas...

    Na questão 1 eu acho que é b, mas não sei explicar porque não é d. A III está errada porque o voto não era secreto e nem universal.
    Eu não sei a IV porque positivista me lembra quem quer o progresso e tal, mas não tem muito cara de que os governadores visavam a modernização. Não sei, estou confusa agora!

    Na questão 2, acho que é d porque nenhuma outra alternativa faz sentido.

    A questão 3 deve ser b, mas confesso que colei um pouquinho! Sem a cola eu teria chutado e, que é exatamente o oposto hahaha

    ResponderExcluir
  2. Gabriela,
    Em nenhum momento eu disse que vocês não poderiam consultar livro, caderno, internet. As questões são treino, pode estudar para responder.
    Digamos que você foi bem, mas só vou te dar as respostas quando você melhorar suas justificativas!rsrs

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.