segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Europa em mapas

Alguns alunos, com razão, reclamaram da falta de mapas na aula sobre I Guera Mundial. Eu poderia tentar me justificar, mas seria bobagem. Desculpem-me pelo erro e me comprometo a corrigir. Para adiantar um pouco colocarei aqui dois mapas um antes da guerra, mostrando quem eram os aliados de cada lado, e outro com os países pós Tratado de Versalhes.
Como eu já havia comentado, a qualidade do material disponível na internet sobre a I Guerra em português é limitado (ao contrário da II Guerra!). Continuarei procurando, mas por ora é isto.
O mapa está em inglês. Prestem atenlão especialmente na região dos Bálcãs.


Apesar da má qualidade do mapa é possível ver os países (em amarelo) criados com o fim do Império Austro-Húngaro e da perda de territórios por parte da Alemanha.


Para visualizar melhor clique sobre a imagem.
Qualquer dúvida, basta perguntar.

3 comentários:

  1. É muuito mais fácil de entender assim. Ajudou muito, só não entendi uma coisa, eu não sei se é a impressão que eu tenho olhando os mapas, mas a Alemanha também perdeu parte do seu território?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. A Alemanha perdeu a Alsácia e a Lorena, conquistadas da França em 1871, e territórios mais orientais - que formavam boa parte da Prússia - para a formação da Polônia.
    A Alemanha só não perdeu mais território que a Austria-Hungria que, na prática, deixou de existir como Império e se transformou e uma série de Estados-nacionais independentes.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela resposta professor!

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.