terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Conquista e Colonização Espanholas na América

O mural de Diego Rivera, pintado na década de 1920, retrata a conquista e a colonização espanholas no que hoje é o México. Não podemos desconsiderar que o momento histórico em que o artista realizou esta obra (pós-Revolução Mexicana), o movimento artístico do qual fazia parte (Muralismo Mexicano) e a pedagogia política que defendia. A pintura carrega forte crítica à presença espanhola na América, porém também ilustra o processo colonizador de forma ampla e plástica.
Em sala de aula utilizamos esta imagem para revisar conteúdos aprendidos no ano passado identificando na obra de Rivera os elementos básicos da empresa* colonial.
Na imagem abaixo estão assinalados estes elementos. Tente identificar mais uma vez e relembrar o que foi trabalhado em aula:
  • Formas de exploração de recursos (p.ex. mineração, agricultura, etc)
  • Mão-de-obra utilizada
  • Grupos sociais: criollos, chapetones, indígenas, Igreja.


Vale lembrar que por criollos entende-se a elite econômica e intelectual de espanhóis nascidos na América, mas sem poder político. Enquanto os chapetones eram os espanhóis natos encarregados da burocracia e representantes diretos da metrópole.

Você identifica mais algum elemento importante da imagem acima?


* empresa no sentido de empreendimento, de ação coordenada por uma instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.