domingo, 7 de fevereiro de 2010

Cinema

Não se trata de uma propaganda, mas de uma boa sugestão. Ontem fomos ao cinema e optamos por ver um documentário nacional chamado O homem que engarrafava nuvens.
Segundo a Folha de S. Paulo,
O documentário mostra como vivia o autor de "Asa Branca", advogado - profissão que lhe rendeu o apelido de "Doutor do Baião"- e político atuante na formulação das leis de direitos autorais no Brasil. Chico Buarque, David Byrne, Gal Costa e Gilberto Gil fazem parte do elenco.
Na verdade o ótimo filme de Lírio Ferreira, mesmo diretor de Cartola - Música para os Olhos, é mais que isso. Ao traçar o perfil de Humberto Teixeira (1915-1979) Ferreira aborda todo o contexto cultural brasileiro principalmente entre 1930 e 1960. Como a produção e o consumo musical estão intimamente ligados ao contexto da população o filme acaba por mostrar de uma forma muito leve (sem ser superficial) as transformações sociais do Brasil: urbanização, industrialização,  as migrações internas e, até mesmo, as relações internacionais.
Para quem gosta de documentários e música brasileira é uma ótima pedida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.