quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Trabalho Bimestral

Pessoa da 3a. série,
Vocês receberam em sala o roteiro para execução do trabalho bimestral.
Como vocês estão carecas de saber, nosso calendário do 3o. Bimestre é um pouco estranho e teve início ainda em junho. Assim, para refrescar a memória e começar o semestre num bom ritmo, o trabalhinho retoma as duas semanas de aula anteriores às férias. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Para os mais perdidos, eu repito aqui o material que vocês já têm em mãos.

“Trabalhadores do Brasil: ouvi com particular agrado a eloqüente e expressiva saudação que o ministro do Trabalho, em vosso nome e a vosso pedido, acaba de me dirigir. Melhor do que em palavras de agradecimento, testemunho-vos o meu apreço, compartilhando das vossas comemorações do ‘Dia do Trabalho’, assim reafirmando o sentimento de cooperação e confiança mútua que temos mantido, inalteravelmente, na solução dos problemas sociais. Desde 1930, conservamos a mesma linha de ação, e, sempre que surgiram obstáculos e dificuldades, os trabalhadores manifestaram ao Governo Nacional, de modo inequívoco, a sua confortadora e espontânea solidariedade, numa eficiente atitude de repulsa aos surtos de anarquia e aos golpes extremistas. (...) Elaboramos e executamos, com a cooperação ativa das classes produtoras, a nossa adiantada legislação social, que, a um tempo, garante os direitos dos trabalhadores e o desenvolvimento econômico do país. (...) Significativamente, reservou-se para o dia de hoje a assinatura das leis criando a Justiça do Trabalho, os refeitórios populares e as escolas de ofícios nos estabelecimentos industriais. (...)”.
Discurso de Getúlio Vargas no Dia do Trabalho, 1º de maio de 1939.


Proposta de trabalho:A partir do texto e das imagens acima disserte a respeito das relações entre o Estado Novo e os trabalhadores e sindicato. Aborde também como estas relações colaboraram para moldar a imagem de Getúlio Vargas.

Importante: a consulta a outros materiais como, por exemplo, o Livro Didático, é fundamental. No entanto, a proposta consiste em ver discutido o texto e as imagens acima.


Obs.: Os detalhes técnicos (tamanho de letra, bibliografia, critérios de correção, etc) encontram-se no GIC.

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