segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Orientações

Nos últimos dias e conforme a entrega do trabalho se aproxima, alunos da 2a. série têm manifestado cada vez mais preocupação. É verdade que a proposta não é simples, no entanto vocês têm plenas condições de executá-la. Só é preciso entender de uma forma mais ampla o que se pede.
A ideia central do trabalho é elaborar uma análise comparativa entre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, assinada na Revolução Francesa (1789), com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada pela Conferência da ONU em 1948.
Esqueçam uma comparação parágrafo a parágrafo. É claro que demonstrar a compreensão de cada um dos documentos é importante, mas trata-se muito mais de entender contextos e objetivos, e, por isso, é tão importante dominar os contextos que geraram cada uma das declarações. Quando foram assinadas? Por quem? O que se esperava com isso? O que há de novidade em cada uma das declarações?
Lembre-se também que uma análise comparativa não significa encontrar apenas diferenças, mas semelhanças. Neste caso pergunte-se a respeito dos possíveis motivos dessas semilaridades. Estes 159 anos que separam os dois documentos significam uma distância radical? Os objetivos da primeira declaração haviam sido cumpridos? O documento da ONU é mera repetição ou um desejo de reforçar desafios que ainda não havia sido realizados?

Será que fui mais claro que em sala de aula? Qualquer coisa perguntem, o espaço para comentários está aí para isso!! Não se acanhem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.