quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fique atento!

Quem acompanha o blog já deve ter percebido e mesmo se você "só" assiste as aulas também, que eu gosto de sugerir leituras ou da Revista de História da Biblioteca Nacional ou da Le Monde Diplomatique. Uma ou outra sempre aparecem por aqui, nas provas ou em propostas de trabalho. Não porque sejam únicas ou especiais, mas porque são publicações sérias e sempre atuais.
Feita a declaração de amor, vamos ao que interessa.
Hoje, ao invés de sugerir a leitura de algum texto, fica a recomendação de dois vídeos da Diplô (para os íntimos!).
No primeiro, algo entre a divulgação da publicação e um exercício de "arte-jornalismo". Eles chamaram de "vídeo remix" (eu prefiro chamar de clip-reportagem) o resultado da colagem de trechos de entrevistas, imagens de televisão, etc., sobre as revoltas árabes. No entanto, não é A explicação. Sinceramente, é para ou você retomar a questão ou ficar motivado a ler a respeito. Ou seja, precisa de alguma informação prévia para entender do que se trata. E, ainda assim, vale muito a pena!


O segundo vídeo é uma entrevista do diretor da Diplô, o sociólogo Silvio Caccia Bava comentando os distúrbios "londrinos". É muito oportuno, pois estávamos falando disso justamente na quarta-feira com as 3as. séries. Outro aspecto interessante da entrevista é notar uma certa tensão entre os jornalistas da Globo News e o entrevistado.


Sugestão de exercício: defina, em linhas gerais, os dois discursos e seus argumentos: de um lado Caccia Bava e de outro o dos jornalistas.

Para quem preferir acompanhar a Diplô direto, sem intermediários, siga no Twitter: @diplobrasil



ATUALIZAÇÃO!
Para acrescentar outras informações, novas questões e algumas oposições  à reflexão de Silvio Caccia Bava, uma reportagem da Folha de S. Paulo.
Comentam os distúrbios em Londres a repórter Gabriela Manzini, a editora de Moda, Vivian Whiteman, e o correspondente em Londres, Vaguinaldo Marinheiro.


Agora, dureza é chamar Vaguinaldo!!! Obrigado, mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.