quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pintura Histórica

Como veremos no Museu Paulista, a pintura histórica possue linguagem e preocupações específicas dos demais "estilos". Com pretenções realistas e típica do século XIX, esta forma de pintar não é histórica apenas na escolha dos temas, mas também na proposta narrativa: como narrar um feito, o que iluminar, quais as fontes escolhidas, o que o artista pretende imortalizar. No fundo as perguntas que fazemos a um autor de um livro de história podem variar muito pouco em relação a um quadro desta escola de pintura.
O grande "problema" ou dificuldade em lidar com a pintura histórica reside no fato das imagens serem muito poderosas, e quando menos esperamos nos encontramos reféns delas. Acostumados que estamos com as fotografias esquecemos que os quadros resultam de escolhas pessoais do artista ou do ambiente social no qual vivia. Acabamos aceitando como fato as batalhas, coroações, proclamações e outros eventos tais quais foram pintados.

Coroação de D. Pedro II, de Manuel de Araújo Porto Alegre. Óleo sobre tela, 80 x 110 cm
 

Para quem quiser se aprofundar, sugiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.