terça-feira, 8 de março de 2011

Um dia!

A piadinha que sempre se houve no dia 8 de março é que foi oferecido um dia às mulheres porque os demais dias do ano são dos homens. E como toda piadinha sem graça há alguma verdade encoberta.
A origem do Dia Internacional da Mulher (internacional por conta da chancela da ONU) remonta às lutas das operárias do início do século XX por melhores condições de trabalho. Em outros termos, o tal dia já era pensado, mesmo que de forma vaga, como um marco simbólico na luta contra a exploração dos patrões sobre a força de trabalho feminina (sim, era parte da bandeira socialista!).
Os tempos mudaram e agora é o "Dia Internacional de Fazer Média com as Mulheres". Só me pergunto se acabaram os motivos para protestar ou se já não há vontade de protestar. As condições de trabalho melhoraram, a independência financeira feminina aumentou significativamente, mas ainda assim as mulheres no mundo todo são as maiores vítimas de explorações as mais diversas: tráfico de pessoas, prostituição, agressões e coerções, etc. Sem considerarmos os efeitos sorrateiros do machismo existente no Brasil. E o que é feito contra isso tudo ainda é muito pouco, basta vermos quão recente é a Lei Maria da Penha e como se faz "piadinha" com este tema.
Isso tudo me fez lembrar uma música muito bonita de John Lennon lançada em 1972, chamada Woman is the nigger of the world. Em parte influenciado pelo ativismo da esposa, Yoko Ono, Lennon se engajou sinceramente em diversas lutas: contra a guerra, contra a violência, contra a submissão feminina... A letra da música é ousada pois aproxima duas questões muito polêmicas, especialmente nos EUA, onde Lennon estava morando.
A ideia central é comparar a submissão feminina à condição de escravos, mas não de qualquer escravo, não de um escravo conceitual, abstrato. Lennon cutucou a ferida comparando aos escravos negros, afro-descendentes, usando a palavra mais pesada possível. Nigger é atualmente uma palavra maldita, geralmente citada como "aquela palavra" ou "the N word". Em inglês usa-se sem grandes problemas a palavra black que equivale ao nosso negro ou preto, já nigger é a palavra que os escravistas usavam, algo como crioulo, mas carregada de um desejo de marcar uma superioridade branca.
Percebem o peso de dizer Woman is the nigger of the world?
Ou ainda haveria uma denúncia dupla?



Woman is the nigger of the world
Yes she is...think about it
Woman is the nigger of the world
Think about it...do something about it

We make her paint her face and dance
If she won't be a slave, we say that she don't love us
If she's real, we say she's trying to be a man
While putting her down, we pretend that she's above us

Woman is the nigger of the world...yes she is
If you don't believe me, take a look at the one you're with
Woman is the slave of the slaves
Ah, yeah...better scream about it

We make her bear and raise our children
And then we leave her flat for being a fat old mother hen
We tell her home is the only place she should be
Then we complain that she's too unworldly to be our friend

Woman is the nigger of the world...yes she is
If you don't believe me, take a look at the one you're with
Woman is the slave to the slaves
Yeah...alright...hit it!

We insult her every day on TV
And wonder why she has no guts or confidence
When she's young we kill her will to be free
While telling her not to be so smart we put her down for being so dumb

Woman is the nigger of the world
Yes she is...if you don't believe me, take a look at the one you're with
Woman is the slave to the slaves
Yes she is...if you believe me, you better scream about it

We make her paint her face and dance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.