terça-feira, 15 de março de 2011

Exercício

A questão abaixo fez parte do ENEM de 2009 e serve bem para relembrarmos o que foi visto até o momento nas aulas da 2a. série do EM.
O tráfico de escravos em direção à Bahia pode ser dividido em quatro períodos:
1 – O ciclo da Guiné durante a segunda metade do século XVI;
2 – O ciclo de Angola e do Congo no século XVII;
3 – O ciclo da Costa da Mina durante os três primeiros quartos do século XVIII;
4 – O ciclo da Baía de Benin entre 1770 e 1850, estando incluído aí o período do tráfico clandestino.
A chegada dos daomeanos (jejes) ocorreu nos dois últimos períodos. A dos nagô-iorubás corresponde, sobretudo, ao último. A forte predominância dos iorubás na Bahia, de seus usos e costumes, seria explicável pela vinda maciça desse povo no último dos ciclos.
(VERGER, Pierre. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos: dos séculos XVII a XIX. Tradução de Tasso Gadzanis. São Paulo: Corrupio, 1987. p. 9. com adaptações)
Os diferentes ciclos do tráfico de escravos da costa africana para a Bahia, no Brasil, indicam que

(A) o início da escravidão no Brasil data do século XVI, quando foram trazidos para o Nordeste os chamados “negros da Guiné”, especialistas na extração de ouro.
(B) a diversidade das origens e dos costumes de cada nação africana é impossível de ser identificada, uma vez que a escravidão moldou os grupos envolvidos em um processo cultural comum.
(C) os ciclos correspondentes a cada período do tráfico de diferentes nações africanas para a Bahia estão relacionados aos distintos portos de comercialização de escravos.
(D) o tráfico de escravos jejes para a Bahia, durante o ciclo da Baía de Benin, ocorreu de forma mais intensa a partir do final do século XVII até a segunda metade do século XVIII.
(E) a escravidão nessa província se estendeu do século XVI até o início do século XVIII, diferentemente do que ocorreu em outras regiões do País.

Está aberta a temporada de respostas! Mas é necessário justificar sua resposta.

Dica: boa parte da questão é compreenção do texto, portanto controle a vontade louca de responder rapidamente!

2 comentários:

  1. Boa noite Hörner

    Por mais que não tenha sido proposta para minha série arriscarei uma resposta: C
    Justificativa: Por exclusão são eliminadas as alternativas:
    A, uma vez que o tráfico para o nordeste não se relaciona com mineração, mas sim, em sua imensa maioria, com a cana de açúcar.
    B, uma vez que o texto afirma ser visível "A forte predominância dos iorubás na Bahia", assim sendo as etnias não são impossíveis de serem identificadas.
    D, O tráfico da Jejes para a Bahia começou no Século XVIII e não no XVII, segundo o texto.
    E, Não creio que a escravidão na Bahia tenha perdurado por mais que em outras regiões, de fato a decadência da cana-de-açúcar e, por conseqüência, da importância econômica da região, deve ter tornado menos significativa a escravidão lá.
    Só nos resta a alternativa C.

    Aguardo comentário,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,

    Gosto de seu "atrevimento". Para quem está na 3a. série todas as questões devem ser respondidas.
    Seu raciocínio foi muito bom, mas... ainda não vou confirmar a resposta certa porque pretendo esperar para ver se mais alguém se manifesta. Ok? Qualquer coisa me lembre desta questão.

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.