segunda-feira, 14 de março de 2011

Para não ficar por fora!

A situação no norte da África parece não ter solução a curto prazo. Como já comentei em post anteriores, é importante se manter bem informado a respeito (e não importa se você é vestibulando ou não!). Para quem já está cansado de notícias diárias ou semanais com muita informação "picada" e pouca análise de fôlego sugiro os dois textos abaixo, da edição n. 43, de fevereiro, da(o) Le Monde Diplomatique Brasil.

O levante vitorioso na Tunísia
por El Alaoui Hicham Ben Abdallah
Imprevisível, sem uma real liderança política, unidos pela internet num tipo de comunicação que o regime não previra. Os trunfos do levante mostram agora sua debilidade: ausência de liderança, programa político ou capacidade de dirigir a sociedade após a derrocada de Ben Ali.



As contradições da Argélia

por Kader A. Abderrahim
Até os anos 1990, o “modelo argelino” se articulava em torno de três pilares: educação para todos, acesso gratuito à saúde e garantia de pleno emprego, em empresas estatais. O estado de guerra contra grupos armados islamitas e as sequelas políticas de ajuste estrutural precipitaram o desmoronar desse sistema

Observem os nomes dos autores, não são meros observadores externos. Apesar de sediados na França, ambos possuem ligações profundas com o mundo árabe.
El Alaoui Hicham Ben Abdallah é pesquisador no Instituto de Estudo Político de Aix-en-Provence, ligado ao Instituto de Pesquisas e de Estudos sobre o Mundo Árabe e Muçulmano, enquanto Kader A. Abderrahim é pesquisador do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas.
Boa leitura!



P.S. Não encontrei os créditos da imagem acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.