quinta-feira, 24 de março de 2011

Linguagens e discursos


A Grande Onda de Kangawa

Recentemente uma charge do cartunista João Montanaro provocou uma polêmica inesperada. Em meio à comoção geral causada pela catástrofe no Japão, Montanaro fez uma releitura de uma tradicional xilogravura japonesa de 1830-33 do artista Hokusai.


A onda de Montanaro

Muitos leitores da Folha, jornal que publicou o cartum, se manifestaram acusando mal gosto ou insensibilidade por parte do artista. O jornal se manifestou em defesa de Montanaro buscando, inclusive, a opinião de outros cartunistas. Por fim, ficou patente dois tipos de desconhecimentos:

  1. Nem toda charge precisa ser cômica. Críticas sociais, culturais, religiosaas ou outra qualquer podem ocorrer por meio do drama sem qualquer inconveniente.
  2. As charges, como todo tipo de arte, trabalha a partir de referenciais. Se o leitor não domina os "códigos" a mensagem não alcançará o sucesso pretendido.
É este segundo aspecto que me interessa no momento. A charge a seguir foi publicada no Le Monde Diplomatique Brasil e é de autoria de Daniel Kondo.
Observem que o cartunista "exige" o conhecimento de ao menos duas referências. É fundamental que o eleitor localize no espaço e no tempo o estilo do desenho. Sem entender que se trata de reproduzir (de modo estilizado) uma inscrição egípcia do tempo dos faraós o leitor não saberá dizer qual o tema específico da charge e terá dificuldade em identificar o personagem que corre: Hosni Mubarak, o ditador recém deposto pela vontade popular.
Ironia, humor ou simplesmente sentido conotativo, sem o domínio da linguagem e das referências a interpretação e, logo, a comunicação serão apenas parciais.

Posto desse modo, faz mais sentido a insistência dos professores para que vocês ampliem seus horizontes culturais com leituras, cinema, música, etc?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.