terça-feira, 15 de março de 2011

Imagens de impacto

O Prof. Paulo, de geografia, me enviou por e-mail um link com fotos da catástrofe do Japão. Na busca do "melhor" ângulo os jornais mundo afora estão fazendo todo tipo de cobertura possível do terremoto+tsunami+acidente nuclear. O New York Times pensou, então, em olhar de cima, montando um painel com fotos de satélite. A conclusão é inevitável: a situação é alarmente independente de onde se olha. E a julgar pelos números deve piorar um pouco mais nos próximos dias.

Imagens AQUI.



Meu sincero pesar aos japoneses e seus descendentes que vivem, agora angustiados, no Brasil.



Atualização:
Gabriel, aluno da 3a. série, enviou (via comentários) o link para fotos da National Geografic. As fotos seriam lindas se não fossem trágicas.

Imagens AQUI.

3 comentários:

  1. Boa noite Hörner,

    Ao ver as fotos do The New York Times me lembrei de uma excelente coletânea publicada pela National Geographic ontem, o titulo é bem claro: "Japan Tsunami: 20 Unforgettable Pictures". Mesmo não havendo a comparação com o antes do tsunami vista no The New York Times as imagens deixam extremamente clara a destruição das áreas atingidas.
    Para visualização disponibilizo o Link abaixo:
    http://news.nationalgeographic.com/news/2011/03/pictures/110315-nuclear-reactor-japan-tsunami-earthquake-world-photos-meltdown/

    Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Aí Hörner,
    Fui assistir a uma peça de teatro um pouco depois de uma das milhares de tragédias naturais que acontecem no Rio de Janeiro por causa das chuvas. Uma das falas do cara que fazia um monólogo era assim:
    "Poxa, que chato que isso aconteceu com o pessoal do Rio, mas eu to com eles. 100% com eles. Só que não posso fazer nada por eles. Mas estou com eles. Eles lá, eu cá."
    Era meio óbvio que o cara fez uma crítica às pessoas, que se dizem preocupadas com as tragédias, mas, na verdade, não estão.
    Enfim, não sei por que eu escrevi isso. Talvez por que a gente não possa fazer nada diretamente por eles, mas queria dizer que eu, de verdade, estou com o pessoal do Japão. 100%. Apesar de eles lá, e eu cá.
    Sabe onde é 'cá'? 'Cá' é um lugar onde todo mundo está correndo e preocupado, interessado e curioso. Pra ver, quem vai ser eliminado do BBB. Abraço,
    Sérgio.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio,

    Mas afinal, o seu "cá e lá" é preocupado com o outro, mas consciente das limitações do eu, ou simplesmente indiferente? Sua última frase me deixou na dúvida.
    Se for a primeira possibilidade, é importante sabermos nossas limitações, porém é fundamental que não deixemos de nos impressionar, chocar, revoltar ou apenas reagir ao que o mundo nos apresenta. É sinal de que você está vivo e pensante.

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.