sexta-feira, 2 de março de 2012

III Reflexão com Debate

Em novembro de 2010 fizemos uma primeira experiência de leitura coletiva e discussão a que chamamos de Reflexão com Debate. Naquela ocasião participaram vários professores, como Mônica, Sacay, Regina, Luciane e Pe. Eduardo Henriques, e o tema foi Eugenia. O II Reflexão com Debate foi sobre Ética na vida contemporânea e ocorreu em maio de 2011, segundo a mesma proposta: leitura previamente escolhidas + debate.

Sentiu a pressão? Ok, esquece a
U.S. Army e colabora!
Como podem ver até o momento não conseguimos manter uma periodicidade, apesar da cobrança de diversos alunos e ex-alunos. Agora, queremos iniciar o ano com mais atividades! Porém, precisamos da ajuda de vocês.

Para fazer desta atividade algo mais democrático e interativo queremos contar com a colaboração de vocês desde o início: com o tema. O que vocês gostariam de debater? Qual tema interessa e vocês querem ver aprofundado? Pode ser algo mais específico, pontual, ou algo mais conceitual. Fica a seu critério.

Deixe sua sugestão nos "comentários" abaixo!

8 comentários:

  1. AHHHHH Horner,
    q legal, vcs vão fazer q horas?dia da semana? ex-alunos vão poder participar?!!
    Juro que quando eu olhei pensei?: "Ai meu deus vão falar do EUA tenho q estar-la" (vc me odiando pela a minha pequena adoração pelo EUA).
    Brincadeira a parte me deixe informado ok?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio,

      Pelo jeito escolhi mal a imagem!
      Por ora não temos programação fechada, estamos levantando ideias e montando o projeto. E fique à vontade para sugerir temas.
      Eu vou consultar a Coordenação sobre a participação de ex-alunos, pois é o segundo pedido que recebo.
      Por fim, não tenho nada contra sua "states-filia".

      Abraço

      Excluir
    2. Ahhh entendi, mas tipo a galera ta sem ideia? Realmente é um momento muito complicado pq tem muito temas mas ninguém sabe escolher!! Sei lá acho legal falar sobre o Enem, a safadeza que esta o novo BBB e debater sobre as leis SOPA , PIPA e essa possível lei anti-jogos(só no Brasil)
      Desculpe pela minha ignorância mas o que é states-filia?
      Abraço
      PS:Qualquer coisa invado o colégio!! ahaha

      Excluir
    3. Caio,
      Não é falta de ideia, mas gostaríamos de fazer algo que partisse do universo de interesses dos aluno.
      Valeu pelas sugestões, tudo anotado.
      Respondendo a sua pergunta: "states-filia" foi brincadeira minha. "Filia" se diz daquele que ama ou é fã, no caso pessoal seria "states-ófilo". O correto, agora sério, seria americanófilo, aquele aquele adora os EUA.

      Abraço

      Excluir
    4. ahhhhh eu sou um AMERICANÓFILO!!!!AHAHHA
      Bom então espero q de tudo certo, mas tem uma pergunta que acho extremamente importante qual será o estilo do debate?
      Abraço
      PS: Sera em alguma sexta feira né?

      Excluir
    5. Caio,

      Como comentei, ainda não temos nada definido, nem data nem modelo. É provável que a gente continue com a fórmula das últimas edições. Você sugere outro modelo?

      Abraço

      Excluir
  2. Erik,

    Abra eu e-mail, liste todos os emails que trocamos ano passado, escolha um aleatóriamente, e pronto, temos um bom tema!! :D

    Falando sério, como o Caio disse, tem vários temas em pauta atualmente, os conflitos nos países arábes, SOPA/PIPA, crise na USP e vários outros que renderiam um ótimo debate.

    Pessoalmente, eu sugiro um debate sobre a manipulação da informação, não apenas pela imprensa, mas pelas diversas camadas do poder( e tambem pela imprensa). Eu mesmo adoraria falar sobre o assunto. Um vídeo motivacional muito bom para este tema, é aquele da Folha de SP, uma propaganda que propõe uma reflexão: "é possivel contar varias mentiras, dizendo apenas a verdade".

    http://www.youtube.com/watch?v=nd9R7ZxhjJ8

    Eu nem poderia participar do debate como ex-aluno caso a coordenação permitisse(to bem longe de SP) mas, adoraria poder ajudar de outra forma, gerando textos de apoio ou algo assim :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Krisman,

      Obrigado pelas sugestões e pelo vídeo. Aliás, ótima propaganda!
      Você e Caio lembraram desta questão da liberdade de informação, SOPA/PIPA, etc. Particularmente, gostei. Vou conversar com meus colegas.

      Abraço

      Excluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.