sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval é bom para... ler!

Feriadão está aí! Para quem adora Carnaval provavelmente esse post vai soar como piada de mal gosto, mas tem sempre alguém que, "ruim da cabeça ou doente do pé", não gosta de samba e outras folias carnavalescas. Então, uma alternativa é descansar longe do agito.
Eu sempre ia para a casa dos meus avós, no interior de São Paulo, pois nunca fui de sambar. Mas até lá tinha carnaval, tanto que um prefeito resolveu construir um Sambódromo. Era tudo tão estranho que até mesmo a população tinha dificuldade de nomear aquilo: todos diziam "sambórdi"!
Mas ainda tem gente que mesmo não gostando da farra, gosta do tema ou do ritmo ou das músicas. Para esse tipo de pessoa eu sugiro a leitura da nova edição da revista pré-Univesp: todinha dedicada ao carnaval!!!
Só para dar uma amostra do que esta edição traz, seguem alguns links:

Carnaval, entre o profano e o sagrado
A festa de origem pagã se modificou ao longo da história e sobrevive no Brasil em diversos espaços


Um entrudo, antepassado do nosso carnaval,
pintado por Debret
No Brasil, dizem que o ano só começa depois do carnaval. Afinal, o período após as festas de fim de ano parece se arrastar à espera da derradeira comemoração. Mas essa afirmação, que parece bem brasileira – assim como nos parece ser essa festança carnavalesca – pode ser universal. O motivo é que o carnaval, e outras tantas festas de nomes diferentes, realizadas nessa mesma época do ano, realmente marcam o início do ano para diversos povos, ao longo da história. 
As mais antigas referências das comemorações do carnaval e das festas realizadas em boa parte do mundo datam da Grécia Antiga. No Hemisfério Norte, é mais ou menos nessa época que se inicia o equinócio de primavera, ou seja, quando os ventos gelados do inverno começam a dar lugar ao cenário em que flores desabrocham, animais iniciam seus cortejos e o céu mais azul se abre para os raios do sol aquecerem as relações sociais.


O valor do carnaval
Festa, identidade cultural do país, movimenta cifras elevadas nos desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo

A Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro
(...)
A grandiosidade do espetáculo chama a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros. De acordo com dados da Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (SPTuris), em 2011 a capital paulista recebeu 25 mil turistas e para 2012 a expectativa é que o número se repita, com a estimativa de que 20% sejam estrangeiros.
Já o Rio de Janeiro recebeu 1 milhão de turistas no período do carnaval, sendo 400 mil estrangeiros; e a expectativa para 2012, segundo a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), é superar tal marca. A Empresa destaca que o carnaval é o evento mais importante do calendário oficial da cidade e o que atrai mais turistas, impulsionando a rede hoteleira e de comércio e serviços.
A festa movimentou mais de 700 milhões de dólares no ano passado na capital carioca; em São Paulo, o impacto que o carnaval traz para a economia da cidade foi estimado em R$ 48,3 milhões.


Boi-bumbá espetacular
Festa de Parintins renova a tradição em um espetáculo de massa


Um movimento popular chamado frevo
As origens da dança remetem às lutas e resistências enfrentadas pelos pernambucanos


Boa leitura!!!

2 comentários:

  1. Olá!

    Adorei a postagem, e posso dizer que você não é o ÚNICO a preferir LER no carnaval a participar da "folia" acéfala...

    SUPER abraço aos queridos correligionários!!!
    rsrs'

    http://projuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, Juliana. Volte sempre!
    Depois vou dar uma passadinha no seu blog também.

    Abraço

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.