sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dois bons passeios

Final de semana está virando sinônimo de shopping center ou, na melhor das hipóteses, algum parque. Mas é bom variar um pouquinho. Portanto, que tal uma exposição? Aqui ficam duas sugestões, uma delas é na faixa.

ROMA - A Vida e os Imperadores
370 peças e obras originais recontam fatos e costumes do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano.
De 25 de janeiro a 22 de abril de 2012

Busto de Cícero
Exposição temporária no MASP reúne um acervo que nunca saiu da Itália, vindo do Museu Arqueológico Nacional de Florença, do Museu Nacional Romano, do Museu Nacional de Nápoles, do Antiquário de Pompeia, do Museu Arqueológico de Fiesole e da Galeria Uffizi. 
A curadoria buscou "privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades", dividindo o espaço expositivo em 4 núcleos - "Entre César e Augusto: o nascimento do Império", "Nero", "O Apogeu do Império" e "Um Império Multicultural" - cada qual subdividido em 3 a 4 módulos.
O release da exposição afirma que estão entre os destaques "três paredes com afrescos da Vila de Pompeia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Ísis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias". 
Ou seja, é coisa fina! A não ser que você pense em ir para a Itália em breve, acho melhor não perder esta oportunidade.

Informações:
Local: MASP (Avenida Paulista, 1578), na Galeria Clemente de Faria, 1 e 2 subsolos. Mapa AQUI.
Horários: Ter.-Dom. e feriados, das 11h às 18h. Qui., das 11h às 20h. A bilheteria fecha sempre 30 minutos antes.
Ingressos: R$15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$7,00. Visitantes até 10 anos e acima de 60 anos de idade têm entrada gratuita.


Devidamente restaurados, painéis "Guerra" e "Paz", de Portinari, visitam São Paulo pela primeira vez.
De 7 de fevereiro a 21 de abril de 2012

Como presente para a ONU, o governo brasileiro encomendou a Portinari, na década de 1950, dois enormes painéis. Entre 1952 e 1956, o artista trabalhou as duas superfícies de 14x10m, sendo finalmente instalados no hall de entrada da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em 1957.
A exposição conta ainda com cerca de 100 estudos que precederam os painéis.

Informações:
Local: Fundação Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664), nos seguintes espaços: Salão de Atos, Galeria Marta Traba e Biblioteca Latino-americana Victor Civita. Mapa AQUI.
Horário: Ter.-Dom., das 9h às 18h
Ingressos: GRÁTIS


Sugestão: em ambos os casos, vá de metrô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.