terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A famosa Semana!

Em outro post já comentei o gosto particular que nossa cultura nutre por efemérides - a comemoração de datas específicas. De certa forma, é um motivo para relembrar algum acontecimento que se julga relevante. O vestibular, por sua vez, também A-D-O-R-A uma data comemorativa, de preferência bem redonda 100 ou 200 anos, mas também fica feliz com 50, 75 ou mesmo 90 anos.
O ano mal começou e já temos duas efemérides. Uma delas é a Semana de Arte Moderna, ocorrida entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922!
Idealizada por Di Cavalcanti e reunindo artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mario e Oswald de Andrade, Villa-Lobos, entre outros, a SAM é considerada um marco na história das artes no Brasil. É verdade que muito se tem revisto. Eles se diziam de vanguarda, rompendo com o provincialismo de uma São Paulo cheia de dinheiro, mas sem grande requinte; esperavam olhar o Brasil real, repensar a cultura nacional e sua identidade, romper com o academicismo. Porém, eram de uma forma ou de outra financiados pela elite cafeeira e todos bebiam nas fontes europeias. No entanto, são justamente essas polêmicas que alimentam as reflexões neste "aniversário". 
Nós, na 3a. série, vamos voltar a discutir a SAM em sala de aula, assim como nas aulas de literatura. Mas, para não deixar passar em branco, ficam aqui algumas sugestões de leitura.

Semana de 22 completa 90 anos e muitas das obras estão nos museus
Conjunto amplo de pinturas, esculturas e outros projetos que ficaram expostos podem ser facilmente vistos


Banquete canibal da modernidade


A Musa do Brasil Cosmopolita
Reportagem de junho de 2011 da Revista Bravo! sobre Tarsila do Amaral



Para ver:
  • Catálogo on-line com as obras de Tarsila do Amaral: AQUI
  • Artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 14 de fevereiro de 2012 sobre a SAM (com imagem do original): AQUI

Para ir:
Local: MAC USP Ibirapuera (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso - Parque do Ibirapuera)
Entrada Gratuita | De terça a domingo, das 10h às 18h
Exposição com 150 obras nacionais e internacionais do acervo do MAC discute a existência de apenas um modernismo brasileiro, apresentando as várias vertentes da arte produzida no período.
Entre as peças em exposição, divididas em cinco blocos, estão obras de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Paul Klee, Pablo Picasso, Giorgio De Chirico, Maria Martins, Giorgio Morandi, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Wassily Kandinsky, Fernand Léger, Victor Brecheret, Antônio Gomide, Henri Matisse, Alfredo Volpi, Alexander Calder, Max Bill, Lygia Clark, Marc Chagall, Ismael Nery, Lasar Segall e muitos outros.

4 comentários:

  1. Hörner,
    Esta semana também foi lançado um livro sobre a semana. Chama-se '1922 - A Semana que Não Terminou'. Estou lendo e recomendo!
    Mans.

    ResponderExcluir
  2. Mans,

    Eu li sobre o lançamento deste livro. Que tal depois você nos escrever uma resenha, coisa pouca (um post)?


    Abraço,
    Erik

    ResponderExcluir
  3. Hörner,

    Pode deixar que eu escrevo sim! Até o final de semana eu li todo o livro e já escrevo a resenha, ok?

    Abraços,
    Mans.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mans,

      Pode fazer com mais calma, sem pressa. Não quero atrapalhar seu Carnaval!!

      Abraço

      Excluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.