sexta-feira, 16 de abril de 2010

Urbanização

Senhores e senhoras,

Em breve vou disponibilizar para download no site do Colégio o Power Point que trabalhamos nesta semana. Por ora adianto o link da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de São Paulo (Sempla) que oferece ótimas fotos, tabelas e mapas sobre o crescimento da cidade e sua urbanização.
E para não perder a oportunidade, um exercício do vestibular da UFSCAR de 2004.

Sobre a história da urbanização no Brasil, é correto afirmar que:

a) as vilas e as cidades, no período colonial, contribuíram para criar uma tradição de vida urbana desde o século XVII.

b) as descrições dos viajantes da primeira metade do século XIX mostram um quadro de intenso crescimento da vida nas cidades.

c) a urbanização no final do século XIX decorreu da concentração de capitais em áreas com economia em expansão e da formação, mesmo incipiente, de um mercado interno.

d) no final do século XIX, por conta da abolição, os setores médios urbanos da população cresceram e ameaçaram a visão de mundo da aristocracia rural brasileira.

e) as principais capitais brasileiras, no final do século XIX, já eram modernas, com espaços ordenados, uniformes e divididos segundo segmentos sociais.
 
 
Alguém arrisca a resposta?

7 comentários:

  1. Erik,
    Vou tentar arriscar, é C?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bia,
    Será? Será?rs
    Por que você acha que a resposta é C? Ou melhor, porque na sua visão as outras estão erradas?

    ResponderExcluir
  4. Acho que as outras estão erradas,
    Na A, porque não se tinha tradição urbana desde o sec XVII.
    Na B, porque para mim esses viajantes que são citados são os imigrantes, logo a maioria trabalhava no campo, assim não mostra um quadro de intenso crescimento nas cidades.
    Na D, porque mesmo com a abolição a aristocracia rural continuava forte, por ter agora imigrantes trabalhando nas fazendas.
    Na E, foi a primeira que eliminei, porque nem hoje as cidades são divididas segundo segmentos sociais e as principais capitais não tinham espaços ordenados.
    E achei que é a C, pois essa concentração de capitais dita, pode ser ligada aos cafeicultores e com a vinda de imigrantes assalariados, começa a crescer o mercado interno brasileiro.
    Acertei?

    ResponderExcluir
  5. Será que você acertou? Vamos por parte.
    A) você tem razão, não havia tradição urbana desde o século XVII, em especial porque as cidades tinham no início uma função quase que apenas administrativa e religiosa. Apenas em Minas Gerais, por causa da mineração a vida urbana foi mais intensa.
    B)Cuidado! A questão fala em viajantes na primeira metade do século XIX. Não são os imigrantes por dois motivos: os imigrantes vieram principalmente no último quarto do século e os viajantes não fixavam residência no Brasil, eram comerciantes, cientistas, representantes de governos que vinham para descrever essas terras tropicais. Mesmo assim você acertou, a B está errada porque estes viajantes na maior parte das vezes destacavam a Corte no Rio de Janeiro como única grande cidade.
    D) Não há como relacionar o crescimento das camadas médias urbanas diretamente com o fim da escravidão. O que ocorre é o crescimento das cidades por conta da vinda dos imigrantes, mas eles não integraram de cara a classe média.
    E)As cidades brasileiras começam a tentar ordenar seu espaço no começo do século XX e a diferenciação por segmento social começa, de fato, a ocorrer. Mas não no século XIX e muito menos de modo completo. Esta modernização demorou a se concluir e até hoje temos espaços não ordenados.

    A resposta correta é realmente a C e sua justificativa está correta. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oba! Acertei também!
    Pena que não tive todo esse raciocínio complexo que vocês mencionaram... Mas há sempre lógica em um chute, não? haha
    Professor, parabéns pela aula de sexta-feira! Foi muito interessante e essa sua ideia de dar uma aula extra sobre história da música é muito boa! Espero que dê certo.
    Adorei o site que posta os links dos 1001 discos para ouvir antes de morrer. Estou lotando meu computador de álbuns! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Gabi,
    O raciocínio você desenvolve com a prática e a leitura. Sem pressa, mas com trabalho.
    Quanto à aula de história da música depende mais de vocês que de mim. Eu também espero que dê certo.

    Abraço

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.