terça-feira, 27 de abril de 2010

Protestos populares: Vacina (1904), favela (hoje).

Hoje acabei de entregar às 3ª séries a proposta de trabalho bimestral. Nada muito complexo, mas sem dúvida alguma trabalhoso. Comparar dois tempos e duas situações diferentes não é exatamente simples. Há o risco de anacronismo - ver coisas fora do tempo em que acontece - ou de superficialidade - achar que tudo é mais simples e óbvio que realmente é. Fiquem atentos, o trabalho não é em grupo à toa.
Vou repetir aqui o roteiro e disponibilar alguns links para pesquisa. Sigam o roteiro e qualquer dúvida me consultem por aqui ou em sala. Não esqueçam que todo este material está disponível para download em formato .pdf no site do Colégio.

Roteiro de Trabalho


Tema:

O livro didático (página 421, item 2 – Leitura e Interpretação) oferece dois textos sobre a Revolta da Vacina, de 1904, no Rio de Janeiro. O primeiro texto é a opinião do comandante da polícia do Rio de Janeiro e o segundo é de autoria do escritor Lima Barreto.

Assim, o tema do trabalho será entender a Revolta da Vacina e, também, refletir sobre a natureza dos protestos populares, no caso os confrontos em Paraisópolis (2009).

"Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados à pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz." (Gazeta de Notícias, 14 de novembro de 1904).

Proposta:

1. Pesquise sobre a Revolta da Vacina: leia o próprio livro didático, consulte a internet, consulte enciclopédias, etc.
          Sugestões: Revista da Vacina
                           Superinteressante (Revolta da Vacina)

IMPORTANTE: esta pesquisa é leitura sua, não é necessário escrever resumo ou texto a respeito.

2. Com base na sua pesquisa compare os dois textos do livro didático (página 421, Leitura e Interpretação), destacando semelhanças e diferenças entre as interpretações.

3. Leia, agora, as reportagens selecionadas abaixo sobre um evento recente, ocorrido em São Paulo em 2009, e escreva um texto que responda os seguintes itens:

• O que foi o acontecimento?

• Onde ocorreu?

• Quantas e quais as versões sobre acontecimento?

• Como era antes do acontecimento?

• Quais foram as conseqüências do acontecimento?


As reportagens:

Violência não assusta favela Paraisópolis

Ação em Paraisópolis foi premeditada por bandidos, diz SSP

PM implementa Operação Paraisópolis e aumenta efetivo para 400 policiais

Após confronto entre moradores e polícia, governo anuncia ações sociais em Paraisópolis


Realização e apresentação:

1. Trabalho em grupos de três a quatro alunos selecionados pelo professor.

2. O trabalho deve ser estruturado no seguinte formato:

           • Capa: nome dos alunos, número e série; data

           • Textos:

                  o Item 2 da proposta: no máximo 2 páginas de texto em letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5.

                  o Item 3 da proposta: no máximo 2 páginas de texto em letra Times New Roman 12, espaçamento 1,5.

            • Bibliografia: listar todas as obras, textos e sites consultados para o item 1 da proposta (livros e textos devem conter nome do autor e título da obra, os sites devem conter o dia da consulta).



Orientação:

Não divida o trabalho entre os membros do grupo. Deixar que um faça o primeiro texto, outro o segundo e um terceiro membro apenas digite é uma receita infalível para trabalho mal feito.
Apesar de não ser exigida uma comparação direta entre 1904 e de 2009 vocês não terão como não colocar lado a lado cada um dos eventos. Fiquem atentos às diferenças/semelhanças de época, reivindicação, forma de ação e, principalmente, o modo como a mídia tradicionalmente aborda essas questões populares.

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