terça-feira, 6 de abril de 2010

Roteiro de Estudo - Recuperação (2a. série)

Senhores e senhoras,
Serão objeto da Recuperação apenas 2 temas, os mais importante e mais complexos do bimestre:

  • Iluminismo e Fundamentos do Liberalismo Político
  • Revolução Francesa
ATENÇÃO!!

Sugiro que, ao contrário da ordem estabelecida pelo livro didático, vocês estudem primeiro o Capítulo 2 (p. 278-286) e depois o Capítulo 1 (p. 258-264 e p. 266-271). Ou seja, primeiro as idéias iluministas e depois a prática burguesa.

Repare que o Capítulo 1 diz respeito também a conteúdos que nós optamos por não trabalhar agora, então siga seu caderno e o material extra que foi dado em sala (Power Point e textos de atividades).

O texto “Para Você Saber Mais” (p. 266-271 do livro didático) é bem amplo e abrangente, mas mesmo abordando outros temas sua leitura será muito útil. Para que não haja confusão, não dêem importância à Revolução Inglesa, concentrando-se na Revolução Francesa.

Não deixe de ler atentamente os documentos históricos vistos em aula:
  • O que é o Terceiro Estado?, Abade de Sieyès
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Lembrando que "ler atentamente" significa identificar os temas principais e o contexto no qual o documento foi gerado (quem fala e para quem fala?)
Boa parte deste material se encontra aqui blog ou no site do colégio para download.
Por fim, não custa relembrar, nossa "aula" é na verdade um plantão de dúvida (dia 12 de abril). Ou seja, se vocês não levarem dúvidas não haverá sentido em fazer um plantão.

E qualquer dúvida me procurem na escola ou aqui na sessão de comentários antes do dia da prova, 19 de abril.

2 comentários:

  1. Olá Erik! Aqui é a Savoia. Não esto de rec. na sua matéria, mas achei interessante lhe passar essa notícia. Tem a ver com HISTÓRIA DO ROCK! http://msn.onne.com.br/cultura/materia/12821/homenagem Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Savóia,
    Você não está nem de recuperação nem na 2a. série do Ensino Médio!rs
    Obrigado pela dica, mas, por coincidência, eu acabei de encomendar o livro. Estou esperando chegar.

    Abraço

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.