terça-feira, 13 de abril de 2010

O que é e para que serve um fichamento?

Segundo o Dicionário Houaiss, fichamento é o "conjunto dos dados relevantes de alguma coisa, geralmente anotados, arrolados em fichas, folhas avulsas etc.".
Não deu pra entender? Talvez seja porque quase ninguém mais usa fichas para anotar idéias ou trechos importantes de um texto ou livro. A verdade é que cada professor pede um tipo de fichamento e na internet você vai encontrar referência a sites e livros, cada um falando como deve ser O fichamento. Mas o básico é que, primeiramente, devem constar as referências do texto alvo do fichamento. Depois parte-se para a elaboração dos apontamentos da obra, ou seja, à medida que você vai lendo um determinado texto deve-se anotar as ideias mais importantes e significativas, assim como trechos considerados relevantes.
Resumindo, um roteiro:
  1. Nome do texto, capítulo, páginas, autor, etc a ser fichado
  2. Em tópicos você deve expor as ideias principais, mas de forma que elas façam sentido como um todo. É fundamental que os tópicos tenham encadeamento lógico.
  3. Eventualmente certas passagens são importantes do jeito exato em que estão escritas. Neste caso cite entre aspas e forneça o número da página.
Ficou mais claro? Então resta uma última pergunta: para que diabos isso serve?
Um fichamento não é nada mais que uma ferramenta de trabalho. Como texto ou apresentação ele é "pobre", não tem qualquer valor literário e está longe de ser considerado uma redação. Mas é muito bom para organizar ideias, facilitar a escrita de um novo texto, auxiliar no estudo posterior.
Pensemos num exemplo. Você precisa ler 3 capítulos para uma prova, ou 9 livros para o vestibular. A leitura foi feita com antecedência, várias páginas (no caso dos livros, centenas!). Faltando alguns dias você vai conseguir reler tudo? Nunca. Pegue seus fichamentos e relembre o que foi visto.

2 comentários:

  1. Professor, ainda não consigo entender como fazer esse fichamento (ou sumário de ideias, como você quiser).
    Faço um tópico para cada subtítulo do capítulo, como "Diferentes projetos republicanos"?
    Em cada tópico monto um mini texto resumindo? Copio as frases e as interligo ou monto frases com as palavras-chave?
    Estou perdida!!! Pode parecer bobo, mas eu realmente estou desesperada e sem menor ideia de como você quer esse trabalho.
    Se você tiver um modelo como exemplo de fichamento, você pode postar aqui, por favor?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Cara Gabi,

    Creio que você está sofrendo de excesso de liberdade. Um caso sério!
    Primeiro respira fundo, acalme teu coração e vamos pensar no que foi proposto.
    Eu pedi para que vocês lessem uma parte de um capítulo do livro didático. Cerca de 8 páginas, se não me engano.
    A proposta é avaliar como anda a compreensão de texto de vocês. Ou seja, eu preciso ver no papel que você entendeu os pontos principais e o fio condutor do texto. Para isso pedi um fichamento: tópicos contendo as ideias principais de modo que façam sentido e deem conta do exposto pelo texto original.
    Se você quiser subdividir em tópicos (usando os originais do texto), tudo bem. Se quiser fazer tópicos maiores, como se fossem parágrafos explicativos, também pode.
    A regra que importa é: DEVE CONTER O HÁ DE IMPORTANTE E COM SENTIDO.

    Ficou mais claro?

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.