quarta-feira, 3 de março de 2010

Questão de Vestibular

Eu estava pesquisando os vestibulares de anos anteriores a fim de selecionar questões para o simulado da 2ª série do Ensino Médio. Qual não foi a minha surpresa ao ver na última prova da PUC de São Paulo uma questão formulada em cima de um texto que nós acabamos de trabalhar em sala. Ok, não é exatamente o mesmo texto, pois no recorte que eles fizeram incluiram um outro trecho, mas o sentido permanece inalterado.
Melhor que simplesmente festejar a coincidência é vermos as diferentes possibilidades de formulação de uma questão em cima do mesmo texto ou ideia.

“Quando a capitania das Minas Gerais conhecia o seu apogeu, milhares de homens viviam na miséria, passavam fome, vagavam sem destino pelos arraiais, tristes frutos deteriorados de um sistema econômico doente e de uma estrutura de poder violenta. Da riqueza extraída das minas, quase tudo ia para a Metrópole, onde se consumia em gastos suntuários, em construções monumentais (...), no pagamento das importações de que Portugal necessitava.”

(Laura de Mello e Souza. Opulência e miséria nas Minas Gerais. P. 75-76)
O texto acima mostra várias faces da exploração do ouro nas Minas Gerais durante o período colonial. A partir dele e de seus conhecimentos sobre o período, indique a alternativa correta.

A) Poucos se beneficiaram da riqueza oferecida pelos minérios e nenhum brasileiro enriqueceu com a extração de ouro ou de diamantes porque apenas os portugueses podiam realizá-la.
B) A mão-de-obra escrava predominava nas Minas Gerais porque a Igreja Católica impedia que os índios trabalhassem e nenhum homem livre se dispunha a enfrentar as dificuldades da região.
C) O sonho do enriquecimento fácil e rápido atraiu milhares de pessoas para a região e todos podiam explorar livremente, pois a metrópole não estabelecia qualquer limite ou restrição à atuação dos mineradores.
D) A imensa riqueza extraída era compartilhada de forma desigual, dada a forte dependência da Metrópole, o alto custo dos alimentos na região e o grande volume de impostos.
E) Quase todos os escravos que trabalharam nas Minas Gerais obtiveram alforria, por meio do furto de parte do minério encontrado ou porque os proprietários libertavam aqueles que descobriam ouro.

 
 
Resposta nos comentários.

4 comentários:

  1. A resposta correta é a D.
    Ao falar da dependência das minas a alternativa destaca as manufaturas vindas da Metrópole e os alimentos produzidos em outras regiões da Colônia, e por isso caros. Para completar o quadro temos os numerosos e altos impostos. Ou seja, o controle da Corôa Portuguesa.

    Vejamos porque as outras alternativas estão erradas.

    A)Apesar da dificuldade de enriquecimento retratada no texto, vários brasileiros enriqueceram nas Minas. Sempre suspeite de palavras como "nenhum", "todos", "nunca", "sempre".
    B)A mão-de-obra escrava predominava sim, mas porque o tráfico era lucrativo para a Corôa portuguesa. A Igreja também impedia, ou tentava impedir (dependendo da região) o uso do braço indígena, mas grande quantidade de homens livres foram tentar a sorte nas Minas.
    C) A extração de ouro e diamante era totalmente controlada e regulamentada. Não por acaso cobrava-se uma série de impostos e tentava-se impedir o contrabando e o extravio de metal.
    E) O índice de alforrias nas Minas era realmente maior que na produção de açúcar, por exemplo. Mas não chegava a níveis de "quase todos". Além disso, qual seria o sentido de libertar o escravo que simplesmente descobrisse ouro? Geralmente o escravo comprava sua liberdade com o ouro que ele desviava, o que, em si, não chegava a ser um prejuízo para o senhor.

    ResponderExcluir
  2. Em quais regiões da Colônia que os alimentos eram produzidos?

    ResponderExcluir
  3. Gustavo,
    A região das Minas, de forma restrita, não era produtora de alimentos. Ou ao menos não na quantidade necessária.
    A Capitania de São Paulo era grande produtora de grãos (principalmente milho) e farinha de mandioca (assim como o interior da Capitania da Bahia). A Capitania de Rio Grande de São Pedro (atual Rio Grande do Sul) não só criava cavalos e mulas para o transporte do ouro e mercadorias diversas para/nas Minas, como também criava gado bovino. Como não havia geladeiras e caminhões frigoríficos a melhor forma de conservar e transportar carne era salgar e secar, por isso o charque. No interior do Nordeste também se secava a carne, mas lá ela era chamada de carne de sol ou carne seca. Tudo isso era vendido nas Minas.
    Mas a população de Minas Gerais, por ser de origem portuguesa, também consumia produtos importados de Portugal. Esses ainda mais caros.

    ResponderExcluir
  4. Valeu professor por esclarecer a minha duvida!
    :)

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.