quarta-feira, 10 de março de 2010

Orientações para o simulado III

Gostaria de comentar mais uma questão de vestibular, no caso, da FUVEST de 2009. O texto da questão é extremamente enxuto, direto e, por isso um tanto perigoso. Além disso, pede que se compare três momentos históricos diverentes. Vejamos.

Em três momentos importantes da história européia – Revoluções de 1830-1848, Primeira Guerra Mundial de 1914-1918, e movimentos fascista e nazista das décadas de 1920-1930 – nota-se a presença de uma força ideológica comum a todos esses acontecimentos.

Trata-se do
A) totalitarismo.
B) nacionalismo.
C) imperialismo.
D) conservadorismo.
E) socialismo.

A não ser que você tenha muito claro para si o que aconteceu nestes três momentos, recomendo que tente se localizar pelas alternativas.
A) Totalitarismo: regime totálitário, de modo simples, é o nome que se dá normalmente às ditaduras de inspiração nazi-fascistas por controlarem tanto os corpos quanto às mentes. Ou seja, controle da ação política e manipulação das opiniões por um aparato de censura e propaganda.
B) Nacionalismo: valorização da cultura de um determinado grupo em detrimento de outro.
C) Imperialismo: movimento mais econômico que político ou social responsável por ampliar a influência de diversos países, principalmente europeus, sobre domínios da África e da Ásia. Temos também o imperialismo cultural, típico do período da Guerra Fria.
D) Conservadorismo: posição de quem é conservador, avesso a mudanças.
E) Socialismo: podemos considerar aqui como avesso ao conservadorismo e também contrário ao Capítalismo. Em outros termos, favorável ao controle da economia e da política pelos trabalhadores de forma igualitária e contrária a exploração de uma elite proprietária.

Qual desses elementos está presente SIMULTANEAMENTE nos três momentos históricos elencados no enunciado? A chave é entender o sentido de "força ideológica", ou seja, energia capaz de reunir as massas.
Revoluções de 1830-1848, chamada também de a Primavera dos Povos, desencadea a formação de Estados Nacionais e a valorização das culturas nacionais, ou seja, do nacionalismo.
O revanchismo francês, a disputa entre alemães e ingleses, o pan-eslavismo, são todos elementos nacionalistas presentes na Primeira Guerra Mundial.
O nazi-fascismo tinha por princípio valorizar o "nós" a partir da crítica feroz do "outro". Não podemos esquecer que Nazismo vem de Nacional, em alemão.

Ou seja, alternativa B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.