Temos aqui uma proposta de atividade, como já foi tratado em sala de aula. Para que não fique nenhuma dúvida vou retomar e enfaizar os objetivos da proposta.
A ideia é bem simples. Vocês precisam assistir um filme, ler alguns textos e redigir uma resposta a uma questão ampla, geradora.
O filme
A Onda (Die Welle), produção alemã de 2008.
Segundo algumas sinopses:
Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema 'força pela disciplina' e dá ao movimento o nome de 'A Onda'. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e 'A Onda' já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.
Os textos
O primeiro texto, do sociólogo Erich Fromm, propõe-se a analisar a ascensão do nazismo por seus componentes psicológicos. Os demais são artigos publicados no site da emissora e agência de notícias alemã Deutsche Welle abordando aspectos variados do nazismo, desde suas motivações econômicas e políticas até sua preocupação com a informação e a cultura.
O propósito dos textos é oferecer elementos que lhe auxiliem na reflexão a respeito da temática do filme e permita que você redija um texto consistente como forma de organizar e expressar suas ideias.
A atividade
Não tem mistério, é coisa simples.
Redija um texto respondendo a seguinte questão:
Quais elementos da ideologia nazista são exemplificados no filme?
Ou seja, você deve, com o auxilio dos textos, destacar e explicar todos os componentes do nazismo presentes no filme.
Orientações
- A resposta deve ter no MÁXIMO uma página digitada (Times New Roman 12, espaçamento 1,5).
- Não esqueça de colocar nome, número e série!
- Caso você decida utilizar outra fonte de informações que não as oferecidas aqui você deve sinalizar ao final de sua resposta.
- Apesar de a questão ser objetiva, respostas que contenham um posicionamento pessoal serão valorizadas.
Muito interessante.
ResponderExcluirAntes que me esqueça, senhor Erik, é mesmo verdade que até um macaco bem treinado pode ter domínio de um blog?
Sem dúvida, Sra. "Helena, claro". Tanto é verdade que este professor mantém (nem sempre a contento) um blog.
ResponderExcluir