Não se esqueçam que se trata de matéria da Prova Bimestral. Fica a dica!
41. Com relação ao período colonial, tanto na América Portuguesa quanto na América Espanhola, considere as seguintes afirmações:
1. a mão-de-obra escrava africana, empregada nas atividades econômicas, era a predominante.
2. as Coroas controlavam as economias por intermédio de monopólios e privilégios.
3. os nascidos nas Américas não sofriam restrições para ascender nas administrações civis e religiosas.
4. a alta hierarquia da Igreja Católica mantinha fortes laços políticos com as Coroas.
5. as rebeliões manifestavam as insatisfações políticas de diferentes grupos sociais.
Das afirmações acima, são verdadeiras apenas
(A) 1, 2 e 3
(B) 1, 3 e 4
(C) 2, 3 e 5
(D) 2, 4 e 5
(E) 3, 4 e 5
42.
Este quadro, pintado por Frans Post por volta de 1660, pode ser corretamente relacionado
(A) à iniciativa pioneira dos holandeses de construção dos primeiros engenhos no Nordeste.
(B) à riqueza do açúcar, alvo principal do interesse dos holandeses no Nordeste.
(C) à condição especial dispensada pelos holandeses aos escravos africanos.
(D) ao início da exportação do açúcar para a Europa por determinação de Maurício de Nassau.
(E) ao incentivo à vinda de holandeses para a constituição de pequenas propriedades rurais.
43. No Brasil, os escravos
1. trabalhavam tanto no campo quanto na cidade, em atividades econômicas variadas.
2. sofriam castigos físicos, em praça pública, determinados por seus senhores.
3. resistiam de diversas formas, seja praticando o suicídio, seja organizando rebeliões.
4. tinham a mesma cultura e religião, já que eram todos provenientes de Angola.
5. estavam proibidos pela legislação de efetuar pagamento por sua alforria.
Das afirmações acima, são verdadeiras apenas
(A) 1, 2 e 4.
(B) 3, 4 e 5.
(C) 1, 3 e 5.
(D) 1, 2 e 3.
(E) 2, 3 e 5.
44. (...) O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor, e deve obedecer-se-lhe sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a sedição. (Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704), Política tirada da Sagrada Escritura)
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
(A) O autor critica o absolutismo do rei e enfatiza o limite da sua autoridade em relação aos homens.
(B) Para Bossuet, o poder real tem legitimidade divina e não admite nenhum tipo de oposição dos homens.
(C) Bossuet defende a autoridade do rei, mas alerta para as limitações impostas pelas obrigações para com Deus.
(D) Os princípios de Bossuet defendem a soberania dos homens diante da autoridade divina dos reis.
(E) O autor reconhece o direito humano de revolta contra o soberano que não se mostre digno de sua função.
45. Observe a gravura, produzida na época da Revolução Francesa de 1789.
Gravura popular de 1789, anônima.
Pode-se afirmar que os personagens da gravura representam
(A) o ideal que caracterizava o estado Absolutista, segundo o qual o poder do monarca não conhecia limites.
(B) os interesses da nobreza que, em aliança com a Igreja e os trabalhadores urbanos, assegurou os privilégios feudais.
(C) a insegurança durante a fase do Terror jacobino, que ocasionou o êxodo da população civil para o campo, em busca de proteção.
(D) a tentativa de unir a sociedade francesa para superar as dificuldades econômicas enfrentadas nas vésperas da revolução.
(E) a exploração do terceiro estado pelo clero e pela nobreza, cuja contestação desencadeou o processo revolucionário.
1. a mão-de-obra escrava africana, empregada nas atividades econômicas, era a predominante.
2. as Coroas controlavam as economias por intermédio de monopólios e privilégios.
3. os nascidos nas Américas não sofriam restrições para ascender nas administrações civis e religiosas.
4. a alta hierarquia da Igreja Católica mantinha fortes laços políticos com as Coroas.
5. as rebeliões manifestavam as insatisfações políticas de diferentes grupos sociais.
Das afirmações acima, são verdadeiras apenas
(A) 1, 2 e 3
(B) 1, 3 e 4
(C) 2, 3 e 5
(D) 2, 4 e 5
(E) 3, 4 e 5
42.
Este quadro, pintado por Frans Post por volta de 1660, pode ser corretamente relacionado
(A) à iniciativa pioneira dos holandeses de construção dos primeiros engenhos no Nordeste.
(B) à riqueza do açúcar, alvo principal do interesse dos holandeses no Nordeste.
(C) à condição especial dispensada pelos holandeses aos escravos africanos.
(D) ao início da exportação do açúcar para a Europa por determinação de Maurício de Nassau.
(E) ao incentivo à vinda de holandeses para a constituição de pequenas propriedades rurais.
43. No Brasil, os escravos
1. trabalhavam tanto no campo quanto na cidade, em atividades econômicas variadas.
2. sofriam castigos físicos, em praça pública, determinados por seus senhores.
3. resistiam de diversas formas, seja praticando o suicídio, seja organizando rebeliões.
4. tinham a mesma cultura e religião, já que eram todos provenientes de Angola.
5. estavam proibidos pela legislação de efetuar pagamento por sua alforria.
Das afirmações acima, são verdadeiras apenas
(A) 1, 2 e 4.
(B) 3, 4 e 5.
(C) 1, 3 e 5.
(D) 1, 2 e 3.
(E) 2, 3 e 5.
44. (...) O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor, e deve obedecer-se-lhe sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a sedição. (Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704), Política tirada da Sagrada Escritura)
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
(A) O autor critica o absolutismo do rei e enfatiza o limite da sua autoridade em relação aos homens.
(B) Para Bossuet, o poder real tem legitimidade divina e não admite nenhum tipo de oposição dos homens.
(C) Bossuet defende a autoridade do rei, mas alerta para as limitações impostas pelas obrigações para com Deus.
(D) Os princípios de Bossuet defendem a soberania dos homens diante da autoridade divina dos reis.
(E) O autor reconhece o direito humano de revolta contra o soberano que não se mostre digno de sua função.
45. Observe a gravura, produzida na época da Revolução Francesa de 1789.
Gravura popular de 1789, anônima.
Pode-se afirmar que os personagens da gravura representam
(A) o ideal que caracterizava o estado Absolutista, segundo o qual o poder do monarca não conhecia limites.
(B) os interesses da nobreza que, em aliança com a Igreja e os trabalhadores urbanos, assegurou os privilégios feudais.
(C) a insegurança durante a fase do Terror jacobino, que ocasionou o êxodo da população civil para o campo, em busca de proteção.
(D) a tentativa de unir a sociedade francesa para superar as dificuldades econômicas enfrentadas nas vésperas da revolução.
(E) a exploração do terceiro estado pelo clero e pela nobreza, cuja contestação desencadeou o processo revolucionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.