sexta-feira, 9 de março de 2012

Uma polêmica interessante

A União Europeia lançou um vídeo tendo em vista o público de 16 a 24 anos e com o objetivo chamar a todos a uma política de boa vizinhança. Com linguagem dinâmica e estética de filme de ação, Europa encontra China, Índia e Brasil.
Bom, a União Europeia lançou o vídeo e logo depois "des-lançou". Diante das críticas generalizadas foram obrigados a retirar o material do YouTube e se retratar.
Veja:



As críticas feitas ao filme publicitário vão desde "racista" a "imperialista", passando por "esteriotipado" e "agressivo".
Só para entender melhor, um resumo do roteiro: três lutadores (um chinês e seu kung fu, um indiano que levita e um negro capoeirista) cercam uma moça com cara de Kill Bill. Ela respira fundo, se multiplica em 12 (as doze estrelas da bandeira da União Europeia) e todos se sentam para conversar. No final, o slogan: "Quanto mais de nós houver, mais força teremos".

Opinião pessoal:
Entendo perfeitamente a polêmica apesar de não chamar de "racismo". Compreendo a tentativa de um discurso pró diálogo, de paz e harmonia entre os povos, mas o tiro saiu pela culatra. Para dizer o mínimo, o vídeo pode sugerir que os BRICs (com exceção da Rússia que não aparece no filme) são encarados como uma ameaça e depois convencidos a dialogar. Além disso, apostaram em esteriótipos. Nem vou comentar o capoeirista, porém é fato que quem chama para o diálogo é a Europa/Kill Bill. Ou seja, na minha leitura, voltamos à defesa da superioridade europeia e seu já antigo eurocentrismo.

6 comentários:

  1. Acho que eles têm problemas maiores pra se preocupar do que "acalmar" os BRICs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      De fato eles têm uns problemas bem sérios para resolver!! Mas, pelo menos do jeito que eu li o vídeo, poderíamos pensar num receio com a concorrência econômica e política com os BRICs. E aí, eles estariam acalmando os jovens europeus que "correriam o risco" de não terem tanto "poder" quanto seus pais tiveram.
      É apenas uma leitura...

      Abraço


      P.S. Bom te ver por aqui!

      Excluir
  2. Claro, concordo! Afinal, eles precisam manter a tradição..

    Ps: A gente fica com saudade das aulas, aí começa até a visitar os blogs dos ex-professores, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começo a achar que vocês só visitam o blog depois de terminarem o Colégio!rsrs

      Excluir
  3. Ficou genial esse vídeo. Muito bem pensado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas afinal, Sérgio, você concorda com as críticas feitas ao vídeo ou não?

      Abraço

      Excluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.