quinta-feira, 1 de março de 2012

A eterna notícia: ENEM

Há algum tempo entrei em uma polêmica com um (agora) ex-aluno sobre o ENEM. Ele, um severo crítico do exame. Eu, um cauteloso, mas sincero defensor do "dito cujo". A verdade é que, passa o tempo, porém o ENEM não sai dos jornais, seja por sua importância, seja por suas polêmicas.
Por isso...
FIQUE ATENTO!!!

Esta é a notícia da vez:

Governo mudará correção de redações do Enem
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quinta-feira que as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passem por mudanças no critério de correção, garantindo mais objetividade e segurança aos alunos. Conforme informou ontem o jornal O Estado de S.Paulo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão que cuida do Enem, discute internamente mudanças na correção das redações. Uma das possibilidades é, no caso de discrepância das notas do primeiro e do segundo corretor, a redação ser levada a uma banca com três especialistas.
(Leia a notícia toda AQUI)
Antes que digam "pô, mas já vai ter mudança de novo!?", é bom reparar que a alteração é necessária e viria para melhor (pelo menos em tese). A correção das redações trouxe tantos problemas que teve um estudante do Rio de Janeiro que entrou na justiça após receber o resultado dos três corretores: 800 (do primeiro corretor), 0 (do segundo) e 440 (do terceiro). Ou seja, realmente carece de revisão dos critérios.

2 comentários:

  1. Severo crítico pegou pesado... rs...

    Temos que esperar a divulgação dessas novas medidas para ver se realmente vai tornar a correção mais objetiva.
    Agora, analisando os fatos, quais as chances do Enem sair do papel esse ano sem nenhum escandalo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesado? Ah, achei "crítico severo" tão elegante...rs
      Krisman, I'm a believer! Ou pelo menos quero acreditar que se houver problemas, serão novos e não a repetição dos velhos. Confesso que o Mercadante como ministro não me anima muito.

      Abraço

      Excluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.