terça-feira, 3 de maio de 2011

Debret e as imagens do Brasil

É comum na história das artes que algumas obras se transformem em ícones. Essas obras acabam extrapolando até mesmo o universo artístico ou círculo de especialistas, circulando até mesmo pela publicidades e meios mais populares. Podemos dizer que é o caso de uma Mona Lisa, você pode não entender absolutamente nada de arte, mas aquele meio sorriso lhe será familiar.
Guardadas as devidas proporções, quando se estuda história do Brasil ocorre o mesmo com duas obras, ou melhor, com uma obra específica e um artista, de modo mais amplo. Eu arriscaria dizer que independente de você ter ido alguma vez ao Museu do Ipiranga em São Paulo ou mesmo de saber quem foi o pintor, ao ver a imagem abaixo terá a certeza de já a ter visto em algum lugar
"Independência ou morte!", de Pedro Américo
O quadro é "Independência ou morte!", do pintor Pedro Américo, e deve ilustrar 9 em cada 10 livros didáticos (isso se não estiver em todos!), se tornando quase maior que o próprio tema do retratado. Esquece-se com frequência que o quadro é uma celebração ao momento da independência brasileira e não uma espécie de fotografia do ocorrido. Portanto, trata-se de uma representação como desejava o Governo Imperial em 1888,  quando o pintor entregou o quadro conforme lhe havia sido encomendado.

Cena doméstica retratada por Debret
Outro artista icônico é Jean-Baptiste Debret, pintor e desenhista francês que chegou ao Brasil na Missão Artística Francesa em 1816. Membro da "escola" neoclássica, Debret não só veio para ensinar pintura e desenho como acabou responsável por uma série de obras realizadas ao longo de sua estada no Rio de Janeiro e de sua viagem pelo Brasil. Depois de 15 anos por aqui, Debret havia retratado paisagens, costumes, tipos humanos, além da própria Corte.Pode verificar seu livro didático, tenho certeza que há alguma aquarela ou desenho de Debret. Talvez um escravo sendo castigado, uma dança ou festividade afro, ou uma paisagem urbana do Rio, entre outras possibilidades.
Mas para quem prefere ver o original, temos a possibilidade de dar um pulinho até a Avenida Paulista e conferir a exposição Debret – Viagem ao Sul do Brasil que entra em cartaz na Galeria Vitrine da Caixa Cultural (Conjunto Nacional) nesta quarta-feira, dia 4, e segue até 19 de junho.
Segundo o Catraca Livre:
“Debret – viagem ao Sul do Brasil” apresentará dois conjuntos de obras. O primeiro traz as célebres aquarelas feitas pelo artista na viagem ao Sul do Brasil, em 1827, na comitiva do imperador D. Pedro I, que percorreu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O artista pintou belas marinhas da costa sul brasileira, paisagens da mata nativa, índio, brancos e negros e seu cotidiano, destacando-se as festas e as tradições populares.
No segundo, os visitantes poderão conferir as aquarelas realizadas no Rio de Janeiro, que retratam a vida urbana na Corte. Toda a pompa do Império, o dia a dia de escravos – seus hábitos, vestimentas, os trabalhos por eles executados -, toda a crônica do cotidiano urbano da cidade e de seus habitantes transparecem nas aquarelas de Debret.
Digo sem medo de errar que se trata de uma exposição de visitação obrigatória, tanto pela temática quanto pela representatividade do artista para a história do Brasil. Para aqueles que só entendem a linguagem dos vestibulares, se você vê antes se prepara melhor para a prova.


Serviço:
Data: de 04.05 a 19.06
Horário: de terça a sábado, das 9h às 21h; aos domingos, das 10h às 21h
Local: Caixa Cultural - Vitrine Paulista (Conjunto Nacional)
Endereço: Av. Paulista, 2083. Consolação - Centro.
Telefone: (11) 3145-6600
Entrada FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.