quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ainda sobre o ENEM (ou "Um desabafo")

Diretamente dos comentários:
Erik, me permite um comentario sobre o ENEM?
ok... fazer questões gigantescas, com uma prova massante, num exame mal estruturado, com uma logistica vergonhosa já era inaceitavel mas...
Um ano depois de toda aquela zona do Enem 2009, com pessoas sendo levadas para outras cidades para fazerem a prova, veja só! Nada mudou! O lugar que me colocaram para fazer a prova fica a quilometros da minha casa.. lá no Grajaú. E pesquisando na internet, descobri que não sou um caso isolado.
Se não bastasse, o INEP, ou melhor, algum pseudo-intelectual do governo que acha que entende alguma coisa de Educação, proibiu o uso de LÁPIS E BORRACHA na prova. Ok, Erik, não sou nenhum mestre nem doutor, mas não é necessario nenhum titulo especial para ver que isso é uma burrada e uma estupidez sem tamanho.
De fato, a ideia do ENEM é boa. Medir as habilidades do aluno frente as competencias propostas, sem se manter apenas no conteudo é uma ideia fascinante. Mas mal conduzida do jeito que o INEP/MEC esta fazendo só levara ao fim da credibilidade do exame, ja abalada pelos eventos do ano passado.
Passada a minha indignação, depois desse desabafo, percebo que joguei 35 reais no lixo. Não vou passar horas para chegar no local de uma prova cuja logistica é tão absurda e, se me permite, estupida, sendo que nem as principais universidades estaduais do país aceitarão essa nota.
Graças a Deus que os exames mais sérios (Leia-se FUVEST, COMVEST e VUNESP, entre outros), não aderiram a essa ideia absurda.
Aliás, vale citar o exemplo extremamente positivo da prova da UNICAMP, pois repito o que ja disse: eles provaram que para fazer uma prova que analisa habilidades, não é necessário derrubar uma floresta inteira afim de imprimir textos enormes, desnecessarios cujo objetivo é apenas cansar o candidato, mascarando a estupidez que é o exame.
É uma pena que faculdades conceituadas, como as federais, estejam aderindo a esse processo "seletivo" natimorto.
Pronto, desabafei, perdi dinheiro e ganhei um final de semana de descanso a mais antes da prova da UNICAMP e da FUVEST.
(Desabafo de Gabriel Krisman, 3C)
Krisman, tenho como dizer que você não tem razão em suas colocações? Não. E não só eu acho que você tem razão, como o próprio INEP e o Ministério da Educação concordam contigo, ao menos menos no que diz respeito ao tamanho dos enunciados. O Fernando Haddad afirmou que os enunciados serão menores no exame deste ano.
Com relação aos locais de prova, bom, sou obrigado a dizer que é relativo. A Fuvest, até onde sei, só realiza provas nas cidades que abrigam algum campus da USP, ou seja, todos os candidatos que moram em outras cidades do Estado de São Paulo ou do Brasil que se virem. Concordo que Grajaú é longe e não faço ideia do critério que o INEP usa para distribuir os alunos, mas...
Creio que a bronca é maior porque pouco ou nada irá adiantar fazer a prova no seu caso. E creio que é importante se ter essa noção dos próprios objetivos. Se não lhe interessa nenhuma instituição particular ou federal, realmente não vale a pena se desgastar pouco antes das provas da Fuvest e da Unicamp.
Quanto à sua profecia, discordo. Não considero o ENEM natimorto. Considero que o exame nacional foi extremamente ambicioso, quis abarcar todo o país e não deu conta. A logística envolvida é muito grande. A Fuvest, a Unicamp e demais vestibulares nasceram pequenos e há decadas atrás (sim, com o pleonasmo para reforçar!). Mas creio que a prova de que o ENEM não está fadado a desaparecer é a sua influência sobre os vestibulares. Considerando ainda que a situação ganhou as eleições me parece ainda mais difícil que desistam do Exame. 
Se você quiser, e acho que você deve, conversar com o Presidente do INEP, Joaquim José Soares Neto, ele participará de bate-papo amanhã (dia 4), às 16h, no Folha.com.  

2 comentários:

  1. Erik, tenho uma dúvida cruel sobre o ENEM...
    Este ano vou prestar vest. para a USP e a UNICAMP. Sei que nenhuma dessas usará a nota obtida do ENEM. Porém, caso não passe este ano em nenhuma dessas, ano que vem prestarei vest. para a UFSCAR também. E esta, até onde sei, utiliza a nota de tal exame. Gostaria de saber se adiantaria de alguma coisa fazê-lo este ano ou se poderia deixar para o ano que vem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Savóia,
    Tradicionalmente as universidade que utilizam o resultado do ENEM como parte de sua avaliação aceitam as notas dos dois últimos anos. Mas depende do critério de cada universidade. Ou seja, precisamos dar uma olhada no edital do vestibular da UFSCar para ver se eles aceitarão a melhor nota dentre os dois último anos.
    Você poderia fazer por garantia. No entanto, se a prova significar cansaço, esforço desnecessário, motivo de frustração ou coisa parecida, e isso lhe prejudicar nas outras provas lhe recomendo não fazer a prova.
    É importante que você seja pragmática. Podemos encarar o ENEM como um treino ou como um sacrifício. Depende de você.
    Devolvi a peteca?

    Abraço

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.