quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cronograma do ENEM

Pelo que eu entendi todo mundo está compartilhando este cronograma pelo Facebook. Mas não custa nada reproduzir em mais algum lugar. Sugestão minha: coloca na geladeira, na porta do quarto, dentro do caderno, sei lá, anote!


18 comentários:

  1. Erik, quanto tempo!Coomo você está?
    sinto saudade de você e das suas aulas!

    Soube que está dando aulas de filosofia.. (infelizmente, oooo matéria chata ahaha)
    E queria saber se você pode me ajudar com Kant, eu não consigo entender nada sobre ele!
    Alguns textos, ou sites bons que eu pudesse procurar e ler, por favor!!
    Obriiigada!!!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, quanto tempo!!!
      De onde vem essa vontade de ler Kant? Posso te indicar algumas coisas e até mesmo te emprestar, mas me diga qual é sua necessidade e que tipo de leitura você pretende fazer. Em geral as pessoas optam por alguma abordagem dentro da mega obra de Kant. Você precisa de algo assim (por exemplo, ele tem uma enorme reflexão sobre moral)ou quer um panorama mais amplo, algo como uma história do pensamento kantiano?
      Ah, e só pra lembrar: isso não é minha especialidade!

      Beijo

      Excluir
    2. Eu queria entender a liberdade em Kant Erik..
      mas eu não consigo entender; porque para ele a Liberdade é autodeterminação e ser moral. Pelo o que eu entendi, ele diz que o Direito surge a partir do momento em que o individuo não é livre, ou seja, age contra a moral. Mas se ser livre é se autodeterminar eu posso fazer o que eu quiser, porque sou livre. Mas e se eu mato alguém? Ai estou entrando na liberdade do outro..
      aiai, que confusão. ahaha
      Essa história ai do "dever moral" eu até que entendi.. não consigo entender a liberdade!
      Algum texto sobre isso, por favor..

      Beeijos ps.ainda bem que sua especialidade não é Kant ahahah

      Excluir
    3. O problema, Bia, (se é que só temos um ao lermos Kant), é que a Liberdade deriva da moralidade. Para Kant tudo vai ser consequência do dever e do direito. Não por acaso que ele faz parte da mesma geração dos filósofos iluministas.
      Como te disse, não sou especialista. Eu sugiro que você comece (isso se você já não fez) por alguma leitura mais ampla de História da Filosofia. Procure por "História da Filosofia. Ideias, doutrinas", do F. Châtelet. Leia a respeito não especificamente sobre o pensamento kantiano, mas também sobre jusnaturalismo.
      Mas vou mandar também umas coisas por meio da sua tia, ok? Um livro básico, um paradidático para Ensino Superior, que vai tentar ligar os pontos entre moral, liberdade e Estado. E um outro texto com comentários e anotações paralelas sobre um texto do Kant que você já deve conhecer.
      Se você continuar com dificuldades entro em contato com uns amigos filósofos e vejo o que eles recomendam. Certo?

      Excluir
    4. Bia,
      Estava revendo o texto que pensei em lhe enviar, mas acho que seria repetição. É sobre a questão do "imperativo categórico" e a moral em Kant. Mandarei apenas o livrinho.
      Você tem acesso a uma boa biblioteca? Já experimentou consultar a Revista Brasileira de Filosofia? Lá tem um artigo chamado "A liberdade em Kant" de LANDIM, Maria Luiza P. F., de 1996. Talvez ajude.
      Procure também por:
      Salgado, Joaquim Carlos. "A idéia de justiça em Kant : seu fundamento na liberdade e na igualdade." 2. ed. Belo Horizonte : UFMG, 1995.

      Excluir
    5. Erik muito obrigada!!
      Vou procurar aqui na biblioteca perto de casa e na da faculdade mesmo!
      E você está bem dando aulas de filosofia?

      Excluir
    6. Bia,

      Mandei um livrinho por meio de sua tia. Vê se sai um pouco do Google e mergulha na biblioteca, tá? :)
      Quanto às aulas de filosofia, elas são um complemento. Continuo com as aulas de história. Mas tem sido um desafio muito interessante, tem me obrigado a estudar, a ler mais. As aulas não estão boas como eu gostaria, pois eu ainda não estou bom como eu gostaria, mas a rapaziada está acompanhando bem.

      Beijo

      Excluir
  2. Dizem as más línguas(a minha por exemplo) que esse calendário do Enem já podia divulgar junto a data reserva para fazer a prova, aquela que será usada quando essa prova for roubada/anulada/vendida/vazada... hehe
    Falando sério, espero que esse ano o Enem finalmente consiga passar imune a esses problemas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Krisman,

      Seu "urubu de ENEM", sai com esse olho gordo daqui!hahahaha
      Eu também espero que dê tudo certo. Mas você viu a previsão de inscritos? 6,5 milhões!!!! É estatística, alguma coisa vai sair mais ou menos. Pelo menos a redação tem critérios melhores este ano...

      Abraço

      Excluir
  3. Erik, fiquei sem computador por esses dias, me desculpe a demora na resposta.
    Recebi sim o livrinho e fiquei muito feliz por você ter mandado, obrigada.
    Ja terminei de ler, fiquei preocupada em ter que entregar antes das férias para que minha tia possa te devolver, domingo no almoço de familia já estará nas mãos dela.
    Adorei, me ajudou muito, consegui ligar os pontos na minha cabeça. E sim, filosofia apesar dos pesares, é muito legal, mas continuo preferindo a história.
    Muuito obrigada pela atenção e por me ajudar, como sempre.
    Beeeijos Bia =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia (usando o computador do Santucci?rs),
      Não é necessário correr com a leitura. Se tem alguém fácil de cobrar é você!rs Tenho um canal privilegiado de contato!!!
      Fico contente em saber que foi útil e que você conseguiu "ligar os pontos". Eu também prefiro história, mas não dá pra ficar sem filosofia...
      Vê se um dia você aparece lá no Colégio! Quer dizer, se a Coordenadora te deixar entrar.

      Beijos

      Excluir
  4. Proonto, já estou no meu computador rs

    Vocês estão em provas? Quando é o ultimo dia de aula? Talvez esse seja um bom dia para eu ir lá, porque como estudo de manhã é difícil poder ir no sanfra, mas já estou de férias, então facilita de montão. Acho que se eu conversar com jeitinho a coordenadora brava me deixa entrar rsrs
    Agora pelo menos na faculdade me livrei da filosofia, mas da história, essa não vou me livrar nunca, e ainda bem que não.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último dia de aula é 29 de junho e único em que estarei no colégio na próxima semana.rs Posso te esperar?

      Beijo

      Excluir
  5. Pode! estarei lá, então te devolvo o livro em mãos.. é um dia importante para minha tia, aproveito e a vejo.
    mas posso ir sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,
      Da minha parte pode ir tranquila. Se sua tia liberar, tá liberado.

      Beijo

      Excluir
  6. Erik, entreguei o livro a minha tia, mas ela disse que vc estará fora essa semana e só volta sexta, mas sexta quem não estará lá será ela, então não sei se vou poder ir na escola sexta, da para entrar sem ela lá?
    de qualquer forma ela disse que te entrega o livro!!
    Obriiigada de novo, beeijos =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,

      Se ela não estará, certamente outra pessoa assumirá a função e poderá te autorizar a entrar. Creio que isso não seja um problema.
      Realmente estou fora, por isso demorei tanto a responder sua mensagem. Se não nos encontrarmos sexta, espero que haja alguma outra data em breve!

      Beijo

      Excluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.