terça-feira, 5 de outubro de 2010

Atividade avaliativa da 3a. série

A atividade abaixo foi apresentada às 3a. séries como uma avaliação preliminar, uma forma de introduzir o assunto e verificar o que já sabemos a respeito. Afinal, nesta altura dos estudos poucos assuntos são realmente novidade, ao menos alguma coisa já foi dita ou ouvida.

“A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo eminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. A URSS controlava uma parte do globo ou sobre ela exercia predominante influência (...) e não tentava ampliá-la com uso de força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos, assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências coloniais. Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.”
(Eric Hobsbawm, A Era dos Extremos. P. 224)
 
De acordo com o texto, o que foi a Guerra Fria? Comente.

Simples, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.