quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Trabalho escravo hoje

Há uma série de eventos e temas que estão na moda e não digo que isto é bom ou ruim por princípio. Se cuidar da saúde está em voga não podemos considerar o modismo algo ruim. Também é o caso das discussões sobre trabalho escravo e consumo consciente.
Em geral pensamos em consumo consciente quando falamos de reciclagem, produtos orgânicos ou, simplesmente meio ambiente. Mas é claro que a coisa vai mais além. Se vivemos num mundo cujas relações se estabelecem por meio do consumo - ao fim temos "você é aquilo que você compra" - é fundamental que tenhamos consciência do que estamos comendo, vestindo, usando, etc. Não é fácil, afinal o capitalismo tem o "dom" de automatizar as coisas. Do consumo para o consumismo é um passo e logo estamos simplesmente adquirindo mais e mais, sem sequer pensar no porquê preferimos X a Y.
Da parte das empresas, o interesse é maximizar os lucros. Isso se consegue aumentando as vendas OU diminuindo custos que vão desde a matéria-prima até a mão de obra. Aí está o gancho para o trabalho escravo, também chamado de trabalho análogo ao escravo ou trabalho subumano. Não se trata do mesmo tipo de escravidão que vigorou oficialmente no Brasil até 1888, mas também envolve coerção, violência e condições degradantes de trabalho e sobrevivência. Basta lembrarmos do caso da confecção espanhola Zara e suas oficinas ilegais aqui no Brasil ou as denúncias contra o MacDonald's, além dos inúmeros casos envolvendo o agronegócio.
A grande questão é: você concorda com o uso de mão de obra escrava ou o tratamento desumano aos trabalhadores? Se não concorda, ainda assim consome estes produtos?
Pensando nisso e na necessidade de chamar a atenção das pessoas para seu consumo que a ONG Made in a Free World criou um teste on-line chamado de Slavery Footprint, uma alusão às tais pegadas de carbono. Com base em seus hábitos o site calcula quanto do seu dia a dia é fruto do trabalho escravo.



O teste é um pouco mais longo que os da Revista Capricho, mas acho que vale a pena. Eu fiquei um bocado espantando ao saber que cerca de 47 escravos trabalham para mim!


Fiquei sabendo aqui: Quantos escravos trabalham para você?

7 comentários:

  1. ahhaha (não q seja engraçado) mas no meu deu 59 escravos

    ResponderExcluir
  2. O meu deu 36 escravos.
    Nossa!

    ResponderExcluir
  3. Matheus, você se espantou com os seus 36 escravos. Imagine como fiquei com os 47 do meu teste! Claro que nada comparado ao Caio, um grande "escravista"! :)
    Na verdade, quanto mais detalhes a gente oferece mais impressionante fica o resultado. A parte das roupas, por exemplo, arrebenta o teste.

    ResponderExcluir
  4. Caio e Matheus, e agora, o que vocês farão??

    ResponderExcluir
  5. Olha, sinceramente eu não sei nem por onde começar!! Mas eu não gosto muito do McDonalds e não compro roupa na Zara já é um começo!!

    ResponderExcluir
  6. Caio,
    Já é alguma coisa. Você reparou que no Slavery Footprint eles oferecem informações sobre o trabalho escravo relacionadas a cada questão que você responde? No final eles ainda lhe dizem onde são os casos mais graves dentro do seu perfil. Ou seja, o primeiro passo é consciência!

    ResponderExcluir
  7. Não como no McDonalds faz meses. Eu como mais no Giraffas, onde duvido que tenha trabalho escravo. A não ser que sejam girafas escravas preparando meu lanche.
    Agora, quanto ao resto não sei o que fazer!

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.