terça-feira, 15 de novembro de 2011

Para quem prefere vídeos

O Gustavo, aluno da 2a. série C, me questionou nos "comentários" sobre a possibilidade de estudar para a prova usando video-aulas. No caso, ele mandou o link para três vídeos narrados pelo "historiador" (na verdade sociólogo de formação) Boris Fausto.
Eu, particularmente, não sou o maior fã de video-aulas, mas não condeno. Neste caso, em particular, o Brasil Império é tratado com seriedade e não há risco de nenhuma escorregada historiográfica. Como já disse ao Gustavo, Boris Fausto é uma profissional respeitado e sério.


O vídeo acima está completo, mas é possível encontrar no YouTube uma versão em três partes. Boris Fausto também comentou o restante da História do Brasil em vídeos que, ao todo, devem dar cerca de 3h. Você pode buscar por "História do Brasil por Boris Fausto" e assistir aos vídeos de seu interesse.

Outro aluno, desta vez da 3a. série, o Coelho, me apresentou um podcast de história. Ou seja, seriam audio-aulas feitas para o site Jovem Nerd. Porém, deve-se tomar cuidado, há um certo exagero nas tintas e um pequeno gosto que cômico. Mas se você não pretende mesmo ler o caderno ou o nosso livro, talvez prefira ouvir 70min de conversa sobre o Império brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.