terça-feira, 25 de outubro de 2011

ENEM 2011: breve análise

Ao que tudo indica o ENEM deste ano não apresentou problemas. Pelo menos nada que comprometesse sua credibilidade ou ameaçasse sua execução, interrompendo uma sequência de "trapalhadas" que vinham dos últimos anos.
Quanto às questões de ciências humanas e mais especificamente as de História, faço uma avaliação positiva. Alguns alunos me disseram que acharam a prova fácil e até que poderia ter sido mais difícil ou complexa. Também achei a prova simples, mas não era simplória. Gostei do tema que norteou a maior parte das questões: cidadania. De uma forma ou de outra, o cidadão enquanto indivíduos participante da sociedade, esteve presente em quase todas as questões, ora discutindo-se a história do voto no Brasil, ora tratando do negro na sociedade Imperial ou atual. Tivemos também questões sobre os cara-pintadas, coronelismo, República Oligárquica, entre outros temas.
Além disso, foi uma prova de Brasil, feita para brasileiro. Os temas internacionais foram tratados também sob uma perspectiva nacional, no que interessava aos jovens daqui (ao contrário da FUVEST do ano passado!): redes sociais, sociedade da informação e relação com o mundo do trabalho, por exemplo.
Poderia ter sido mais difícil? Sempre pode. Mas talvez um maior grau de dificuldade tornaria o ENEM ainda mais cansativo. Considerando que o exame se transformou em um híbrido, entre a avaliação do Ensino Médio e a seleção para vagas nas universidade, seria um bocado incoerente selecionar com base no critério de resitência: "tem vaga assegurada quem sobreviver à prova".
Da minha parte digo sem pudores, História não é para ser difícil, é para ser presente, viva, palpável e parte do cotidiano. Não é necessário que todos os alunos saiam do Ensino Médio jovens especialistas em Roma Antiga ou Baixa Idade Média. Assim como não sei como trabalhar com Matrizes e Determinantes e ainda assim vivo bem, ninguém precisa conhecer em detalhes a França Medieval para ser brasileiro.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com seus comentários sobre os itens de História no ENEM 2011 e, principalmente, sobre seu posicionamento sobre o ensino/aprendizagem de História.
    Um abraço,
    Marcelo Afonso

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com seus comentários sobre os itens de História no ENEM 2011 e, principalmente, sobre seu posicionamento sobre o ensino/aprendizagem de História.
    Um abraço,
    Marcelo Afonso

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.