segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Leitura extra - Mini-curso

O mini-curso sobre História e Futebol está sendo muito proveitoso, ao menos esta é minha avaliação. Um grupo muito interessado e disposto ao debate tem se encontrado às sextas-feiras à tarde no Colégio para discutir o encontro entre o esporte e a história nacional.
Na aula desta última sexta-feira o tema abordado pelo Prof. Renato acabou sendo o racismo no futebol a partir da biografia de alguns atletas dos anos 30 e 40, especialmente Leônidas da Silva. Um dos autores mais citados na aula e pioneiro nos estudos do futebol foi Mario Filho e seu clássico "O negro no futebol brasileiro".
Por coincidência, no mesmo dia saiu este artigo da Revista de História da Biblioteca Nacional:

Cartão vermelho para os esnobes
Mário Filho inventou o país do futebol no clássico 'O negro no futebol brasileiro', ainda uma referência quase 70 anos depois de lançado

Por Marcelino Rodrigues Silva

Pouco mais de meio século depois da chegada do futebol ao Brasil, foi lançado um livro que até hoje é a principal referência sobre a história desse esporte no país. Desde muito jovem, seu autor mostrou a que veio: virar de cabeça para baixo a crônica esportiva carioca, até então dominada pelo esnobismo de jornalistas e escritores como Mário Pollo, Netto Machado e Coelho Neto. Seu texto valorizou a linguagem cotidiana e fez de Mário Filho (1908-1966), autor de O negro no futebol brasileiro, uma espécie de fundador do moderno jornalismo esportivo, como é conhecido hoje. Irmão de Nelson Rodrigues, natural do Recife, ele estreou na imprensa do Rio de Janeiro, aos 17 anos, nos jornais do pai, um trampolim para uma carreira vitoriosa como repórter, editor, diretor de redação e dono de jornais.
Ao inaugurar um novo estilo de jornalismo esportivo, Mário Filho fechou o foco na linguagem cotidiana e no modo como o futebol vinha sendo apropriado por jogadores e torcedores de origem humilde. Além disso, contribuiu significativamente para a história e a preservação da memória do futebol brasileiro por meio de uma produção consistente, na qual se destacam livros como Copa Rio Branco – 32, Histórias do Flamengo e O Romance do Foot-ball, todos da década de 1940. Pesquisador incansável, ele traça nessas obras um amplo painel do processo de assimilação do futebol pela sociedade brasileira.
De toda a obra do autor, O negro no futebol brasileiro é certamente o livro mais importante. Conta a história desse esporte no Brasil, com ênfase na luta dos jogadores negros e mulatos contra as barreiras e preconceitos que impediam seu reconhecimento esportivo, econômico e social. Uma primeira versão foi publicada em 1947, cobrindo o período que vai da chegada do futebol ao país até o início dos anos 1940. Em 1964, foi lançada uma segunda versão, atualizada com dois novos capítulos.
(CONTINUA)


Boa leitura de aprofundamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.