segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Uma nota sobre o plágio

Depois de comentário de um aluno no Twitter, resolvi escrever algumas linhas sobre o plágio. Nada além de algumas poucas considerações pessoais.
Segundo o dicionário, plagiar é "apresentar como da própria autoria (obra artística, científica etc. que pertence a outrem)". Ou seja, se fazer passar por autor de uma obra que não é sua. E é claro que espera-se com isso algum benefício ou vantagem. Na escola se espera nota, no trabalho uma promoção, na faculdade um título, e assim por diante. Em outras palavras, é um crime fruto da ma fé e do desejo de enganar outras pessoas para benefício pessoal. Eu, pessoalmente, entendo o plágio como roubo. Rouba-se a autoria e "vende-se" como sendo seu.
No entanto, começo a achar que o ato de plagiar está se tornando uma epidemia, uma doença talvez transmitida pelo mosquito da preguiça, porém causada certamente pelo vírus relaxamento moral. Pode parecer piegas, mas me lembro bem de meus pais dizendo que não deveria pegar o que era dos outros, assim como não devia mentir.
Se não me falha a memória, todas as religiões condenam o roubo e a mentira, pois entendem que ambas as atitudes são desagregadoras sociais: colocam em risco o convívio entre as pessoas de uma determinada comunidade, pois geram desconfiança, insegurança. A mesma regra justifica a presença destas condutas como crimes nos Códigos Penais ao redor do mundo e ao longo da história.
Mas quando leio que em uma competição estudantil, cujo prêmio não é nem dinheiro e nem fama,  mais de 500 provas foram acusadas de plágio, como devemos nos comportar?
O mesmo aluno que motivou essa nota apontou para o fato de toda equipe ser orientada por professores e, logo, eles seriam coniventes com as cópias. Eu não teceria tais acusações, pois sei que não é fácil pegar cópias e que, a princípio, os professores devem confiar em seus alunos. Em todo caso, é necessário que se investigue isso.
Por outro lado, penso que estamos sendo, em geral, muito condescendentes com os plagiadores. Qual seria a punição para eles? Não apenas para os competidores da ONHB, mas também para os que copiam trabalhos na escola, no faculdade, na pós-graduação, etc. Será mais uma vez a impunidade a culpada por essa epidemia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.