segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Quanto vale?

Não sei se vocês estão acompanhando, mas os jornais estão dando uma considerável atenção para o projeto de pagar aos alunos participarem das aulas de reforço. A ideia toda é a seguinte: os melhores alunos do Ensino Médio ganharão uma ajuda de custo de uns 100 reais para ajudar os alunos do Fundamental com dificuldades em matemática. Estes, por sua vez, ganhariam R$ 50,00 para participarem. Simples, não? Não.
Muitos educadores partiram para o ataque acusando o governo do estado de São Paulo de mercantilizar a educação. Ou seja, ao tentar "comprar" o interesse dos alunos faria do ensino um grande comércio. Eu concordo plenamente. Mas e vocês, o que pensam? O compromisso de vocês tem preço? Quanto vale sua vontade de estudar?
A Folha de S. Paulo fez uma enquete e 91% dos participantes é contra a medida. O resultado da polêmica não demorou a surgir:



Mas vejam bem! Estamos em ano eleitoral e polêmicas raramente são bem vindas. Por isso o Governo de São Paulo decidiu ADIAR o projeto, o que é muito diferente de DESISTIR da ideia.

6 comentários:

  1. Acho que o estudo vem de cada um. Ele só traz benefícios, principalmente, a longo prazo. Contudo, uma ajuda de custo não traria prejuízo a ninguém, pelo contrário, pode ser visto como um incentivo.

    ResponderExcluir
  2. Serginho,

    Mas há como saber quando se trata apenas de interesse financeiro? Eu posso me submeter a aulas de matemática apenas por dinheiro e nem por isso me dedicar aos estudos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu daria aula...
    o pequeno problminha é que eu não gosto de crinças,eu provavelmente seria demitido em pouco tempo! xb
    entao o melhor que eu posso fazer é um tecnico para no futuro ganhar um pouquinho a mais que isso!

    ResponderExcluir
  5. Luan,

    Não gostar de crianças pode ser um problema, mas ainda acho que é mais importante gostar de ensinar. Conheço gente que gosta de criança, mas simplesmente não tem paciência para ensinar. E isso se aplica a qualquer idade.
    Quanto à ganhar um pouco mais, bom, depende do que você está pensando. Ganhar mais que os cento e poucos reais da bolsa para estudantes do ensino médio ensinarem os do ensino fundamental? Aí você tem toda razão, você ganhará mais com o técnico.

    Abraço,
    Erik

    ResponderExcluir
  6. O pior é que eu nao gosto de crianças e não sei ensinar...
    a unica pessoa que entende o que eu explico é a Ana Cristina...
    Um tecnico formado tem o piso salarial de 2000$, e em um estagio de 600 a 1000$ se for nas ferias com 6h(pelo que o meu prfessor disse)
    e nao é só o fato do dinheiro ser maior que eu faço o tecnico...
    é pelo fato de eu estar fazendo algo que eu gosto!
    por fim...
    eu não toparia, melhor naõ fazer do que fazer de má vontade!

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.