quarta-feira, 30 de junho de 2010

Um pensamento para as férias...

Alguém já ouviu o ditado "se a farinha é pouca, meu angu primeiro"? É daquelas máximas que vêm caindo em esquecimento, mas a ideia que ela contém continua bem viva. Angu ou polenta é quase a mesma coisa, em geral feito de farinha de milho, o bom e velho fubá. Ou seja, se há pouca farinha que se faça o meu angu primeiro. Uma síntese popular do egoísmo ou da "lei" da vantagem.
Em tempos "umbigocêntricos" quando o ditado da vovó vira, não poucas vezes, regra ou filosofia de vida é sempre bom lembrar de reflexões no sentido contrário.
Para quem não conhece, seguem as palavras do poeta e pastor anglicano John Donne, do final do século XVI e início do seguinte:
Nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro em si mesmo; todo homem é uma partícula do continente, uma parte da terra. Se um pequeno torrão carregado pelo mar deixa menor a Europa, como se todo um promontório fosse, ou a herdade de uma amigo seu, ou até mesmo a sua própria, também a morte de um único homem me diminui, porque Eu pertenço à Humanidade. Portanto, nunca procures saber por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti.

John Donne
Durmam com este bom barulho, meditem e recarreguem as baterias ao longo do mês de julho. Em agosto temos a segunda metade do ano e isto não é pouca coisa...
Boas férias e até dia 2 de agosto!


P.S. O blog também entrará de férias. Justo, não?

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha nem lido o ditado, mas muito bom ! Principalmente seu neologismo 'ubigocêntricos' hahaha. Quanto a ser ou não justo, o blog entrar de férias...huahauhau. Fair !
    Boas férias, até semestre que vem ! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Boas férias, Victor! Até agosto.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Duvido que você vai aguentar até agosto sem postar no blog!
    Vim só te desejar boas férias, Erik. Não pude me despedir de você. Obrigada pelas músicas, minhas férias serão muito mais agradáveis com elas!
    Até agosto! (ou não)

    ResponderExcluir
  5. Boas férias, Gabi.
    Quer apostar que fico longe das postagens por 1 mês?rs

    Abraço e boas músicas.

    ResponderExcluir
  6. As aulas já começaram, já pode voltar a postar! :D hehe

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.